Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPHD2
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Olhares sobre a arquitetura, arquiteturas do olhar: uma outra abordagem para o imaginário fotográfico contemporâneo do espaço construído
Autor(es): Junia Mortimer Cambraia
Primeiro Orientador: Stephane Denis Albert Rene Huchet
Primeiro Coorientador: Anthony Vidler
Primeiro membro da banca : Renata Moreira Marquez
Segundo membro da banca: Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
Terceiro membro da banca: Ana Luiza Nobre
Resumo: O objetivo desta pesquisa é explorar a relação entre espaço e imagem a partir da experiência de estranhamento promovida por determinadas práticas fotográficas contemporâneas que tematizam o ambiente construído. Por meio de uma revisão teórica das principais abordagens da fotografia e de uma retomada histórica da relação entre esse campo disciplinar e o da arquitetura, propõe-se uma nova abordagem para determinado universo de imagens contemporâneas. Nessa abordagem, que pretende expandir as possibilidades interpretativas e experimentais das obras, serão analisadas as implicações artísticas entre fotografia e arquitetura. A ideia é abordar essas práticas junto ao conceito de campo em expansão, que é um desdobramento do conceito de campo expandido proposto por Rosalind Krauss em 1979. No campo em expansão, arquitetura, ambiente construído e fotografia cujos limites disciplinares são temporariamente suspensos atualizam-se plasticamente em torno de três princípios unificadores: olhar, objeto e espaço. Esses princípios que não conformam, no entanto, uma estrutura rígida são agrupamentos provisórios, decorrentes do imaginário com que se relacionam. Eles são referenciados a partir de uma sintaxe própria, que diz respeito a três tipos possíveis de relações entre fotografia e arquitetura: a arquitetura da fotografia, a arquitetura com fotografia e a arquitetura depois da fotografia. Abordar tais práticas como configuradoras de um campo em expansão significa multiplicar os ecos da experiência artística nos campos de conhecimento aí envolvidos, sem que haja a dilaceração dessa experiência por uma abordagem que privilegie um campo em detrimento do outro. A criação do conceito de campo em expansão evidencia a presença de uma pulsão objetual e espacial nas obras fotográficas contemporâneas que tematizam o espaço, num movimento de superação do apartamento entre sujeito e objeto que, segundo Jacques Lacan, ocorre por meio da visão. Essa pulsão tende a fomentar um olhar mais tátil, que torna tangível e habitável o que é visível, como sugere Maurice Merleau-Ponty.
Abstract: The objective of this research is to explore the relationship between space and image. It highlights the experience of "disturbance" (unheimlich) caused by some contemporary photographic practices that represent architecture and built space. I propose a new approach to this type of image in contemporary art. Following a theoretical and historical approach about the representation of built space in photography, I also take into account the discussions of important works such as Walter Benjamin (1931), André Bazin (1945), Rudolf Arnheim (1974), Susan Sontag (1979), Roland Barthes (1980), Philippe Dubois (1983) Rosalind Krauss (1990) and Andre Rouillé (2003), among others. This new approach expands the interpretive and experimental possibilities of photographic images, taking into account its intellectual implications both in the disciplinary field of arts that and in the imaginative field of architecture. That approach brings images into a conceptual space that I denominate "the expanding field, following the concept of' sculpture's expanded field, proposed by Rosalind Krauss in 1979. The expanding field temporarily suspends the disciplinary boundaries between architecture, built space and photography. Thus, we multiply the possibilities of visual existence of space and the opportunities for spatial existence of the image. The expanding field is a system based on three unifying principles for organizing images: these principles are the gaze, the object and the space. These principles are not a rigid structure of classification. They constitute temporary gatherings, manifestations of contemporary imagination. Each group of images in the expanding field has a specific syntax. For the principle of the gaze, the syntax is architecture of photography; to that of the object, architecture with photography; and finally, for the one of space, architecture after photography. Each syntax includes a specific universe of questions from photography about the idea of building and the experience of space. The creation of this conceptual field, whose disciplinary boundaries are suspended, has highlighted the drive to become object and space present in photography as contemporary art. This impulse tends to promote a more tactile look, as described by Maurice Merleau-Ponty (1969), making it more tangible what is visible.
Assunto: Espaço (Arquitetura)
Arte e fotografia
Espaço (Arte)
Fotografia arquitetônica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPHD2
Data do documento: 2-Mar-2015
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