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Type: Monografias de Especialização
Title: Conselho escolar: um instrumento de participação da comunidade escolar na gestão da educação
Authors: Fernanda de Araújo Satler Vilela
First Advisor: Rita Cristina Lima Lages e Silva
Abstract: O presente trabalho é uma pesquisa sobre gestão democrática educacional. O objetivo é entender como se efetiva a gestão democrática nas instituições públicas de ensino no Brasil e conhecer melhor um dos instrumentos para sua concretização, os conselhos escolares. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu princípios para a educação brasileira e, entre eles, está a gestão democrática, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. A gestão democrática consiste na organização do funcionamento da escola pública, com a finalidade de dar transparência às suas ações e possibilitar à comunidade escolar a participação da mesma neste processo (Brasil, 2006). A gestão democrática tem sido defendida com o objetivo de garantir a participação da coletividade e a transparência das ações públicas, de modo que todos possam ser fiscais e, ao mesmo tempo, responsáveis pela educação brasileira. Este trabalho retratará, também, como que o conselho escolar tem se apresentado na prática do dia-a-dia escolar, tomando como exemplo uma escola pública, de ensino fundamental, do município de Ipatinga, Minas Gerais.
Subject: Educação
Escolas  Organização e administração
Conselhos de educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPPHZ
Issue Date: 17-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

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