Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPPHZ
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Conselho escolar: um instrumento de participação da comunidade escolar na gestão da educação |
Authors: | Fernanda de Araújo Satler Vilela |
First Advisor: | Rita Cristina Lima Lages e Silva |
Abstract: | O presente trabalho é uma pesquisa sobre gestão democrática educacional. O objetivo é entender como se efetiva a gestão democrática nas instituições públicas de ensino no Brasil e conhecer melhor um dos instrumentos para sua concretização, os conselhos escolares. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu princípios para a educação brasileira e, entre eles, está a gestão democrática, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. A gestão democrática consiste na organização do funcionamento da escola pública, com a finalidade de dar transparência às suas ações e possibilitar à comunidade escolar a participação da mesma neste processo (Brasil, 2006). A gestão democrática tem sido defendida com o objetivo de garantir a participação da coletividade e a transparência das ações públicas, de modo que todos possam ser fiscais e, ao mesmo tempo, responsáveis pela educação brasileira. Este trabalho retratará, também, como que o conselho escolar tem se apresentado na prática do dia-a-dia escolar, tomando como exemplo uma escola pública, de ensino fundamental, do município de Ipatinga, Minas Gerais. |
Subject: | Educação Escolas Organização e administração Conselhos de educação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPPHZ |
Issue Date: | 17-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fernanda.pdf | 461.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.