Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW
Type: Monografias de Especialização
Title: O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
Authors: Lidiani de Souza Alves
First Advisor: Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Abstract: O presente estudo discorre sobre o conselho escolar como forma de exercício da gestão democrática na escola. Teve como objetivo a reflexão sobre tal órgão, sua atuação e sobre a importância de conter, na sua estrutura, a participação da família. O conselho escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva e fiscalizadora. O gestor escolar é promotor da autonomia e articulador das relações estabelecidas no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de livros, teses e artigos e do Projeto Político de Pedagógico da Escola Municipal Vovó Valdete. O resultado deste trabalho foi o entendimento de que a participação ativa da comunidade escolar, principalmente, a participação da família no conselho escolar, é crucial para articular desejos e interesses para com o processo de ensino-aprendizagem, no qual o grande favorecido será o aluno, que construirá uma aprendizagem significativa e de qualidade.
Subject: Escolas Organização e administração
Escolas Gestão democrática 
Conselhos de educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW
Issue Date: 1-Oct-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lidiani.pdf759.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.