Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNV3
Type: Monografias de Especialização
Title: A avaliação da aprendizagem e o Projeto Político Pedagógico
Authors: Maria Helena Teixeira Barcelos
First Advisor: Wilma Aparecida Soares Luna
Abstract: O presente trabalho realizado na Escola Municipal Ana Moura, localizada na zona periférica da cidade de Timóteo, que abriga uma comunidade extremamente carente em todos os sentidos reflete acerca da avaliação da aprendizagem, dentro do contexto da gestão democrática. Visa estabelecer um paralelo entre o processo avaliativo realizado na escola antes e depois da (re) elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). A metodologia caracteriza-se por uma abordagem investigativa e exploratória da teoria e prática dos profissionais (gestor, professor, pedagogo) a fim de se permitir o debate coletivo do processo, por meio de diálogos, reflexões e análises críticas do problema investigado. Desse modo o trabalho em questão vem coadunar-se com a idéia de que existem mudanças possíveis em relação à prática educativa, desde que nos comprometamos verdadeiramente com ela. Sendo assim não se esgota com esse trabalho o processo de ação-reflexão-ação da prática; este se configura como o marco inicial para a construção de uma nova escola, de um novo começo, buscando um novo fim.
Subject: Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNV3
Issue Date: 19-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_helena.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.