Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTFMX
Type: Monografias de Especialização
Title: Currículo o como parte integrante da educação básica
Authors: Nilvânia de Cássia Paixão Souza
First Advisor: Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Abstract: O trabalho proposto tem como objetivo analisar o Currículo educacional e a forma com que o currículo é compreendido e desenvolvido nas instituições escolares. De fato, existe uma pluralidade de definições de currículo na literatura educacional internacional e nacional orientadas por concepções de escola, aluno e educação diversas. Cada uma delas pressupondo valores e concepções diferentes de educação, o mais importante para o professor, gestores escolares e comunidade é compreender o campo de abrangência e de problematizarão do currículo. SILVA (1996, p. 23) chama a atenção para o fato de que é também no currículo que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais.A pesquisa teve início com analise do Projeto Pedagógico da Escola Municipal Olegário Maciel e analise de autores relacionados com o tema, onde percebe-se que as escolas recebem as propostas curriculares prontas, tendo um município tão vasto, e as diferenças regionais cabíveis cabe as escolas adequar a proposta curricular às necessidades de sua clientela. O grande aprendizado que ficou para a escola foi aprender que para ser democrática é preciso ser flexível, ter a premissa do trabalho coletivo e saber que a mudança é um processo.
Subject: Currículos
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTFMX
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
introdu_o_uo_nini_curriculo_1___1_.pdf144.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.