Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTFMX
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Currículo o como parte integrante da educação básica |
Authors: | Nilvânia de Cássia Paixão Souza |
First Advisor: | Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira |
Abstract: | O trabalho proposto tem como objetivo analisar o Currículo educacional e a forma com que o currículo é compreendido e desenvolvido nas instituições escolares. De fato, existe uma pluralidade de definições de currículo na literatura educacional internacional e nacional orientadas por concepções de escola, aluno e educação diversas. Cada uma delas pressupondo valores e concepções diferentes de educação, o mais importante para o professor, gestores escolares e comunidade é compreender o campo de abrangência e de problematizarão do currículo. SILVA (1996, p. 23) chama a atenção para o fato de que é também no currículo que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais.A pesquisa teve início com analise do Projeto Pedagógico da Escola Municipal Olegário Maciel e analise de autores relacionados com o tema, onde percebe-se que as escolas recebem as propostas curriculares prontas, tendo um município tão vasto, e as diferenças regionais cabíveis cabe as escolas adequar a proposta curricular às necessidades de sua clientela. O grande aprendizado que ficou para a escola foi aprender que para ser democrática é preciso ser flexível, ter a premissa do trabalho coletivo e saber que a mudança é um processo. |
Subject: | Currículos Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTFMX |
Issue Date: | 1-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
introdu_o_uo_nini_curriculo_1___1_.pdf | 144.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.