Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Priscila Rezende Moreirapt_BR
dc.creatorNicacio Almeida Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T07:03:31Z-
dc.date.available2019-08-13T07:03:31Z-
dc.date.issued2011-01-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK-
dc.description.resumoEste trabalho parte de um problema atual como colocar em prática uma gestão que seja democrática, aliando a teoria e a prática no cotidiano escolar, uma vez que, muitos dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, não possuem os elementos básicos de compreensão e conhecimentos referentes a esta práxis e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Vivemos um clima de democratização nas escolas do município de Almenara-MG, onde todos os envolvidos com a educação querem a democratização do ensino e dos cargos que surgem nesta esfera, no entanto, quando foi proposto à comunidade escolar (professores, especialistas e secretários escolares) efetivos, assumirem os cargos comissionados de diretor e coordenador escolar, muitos não o aceitaram; uma vez que os salários dos referidos cargos são irrisórios. Assim, percebe-se que existe uma falha no processo democrático que surgiu em Almenara e que, nem todos os que lidam com o cotidiano escolar e suas políticas, entendem e/ou estão preparados e informados sobre o que venha a ser uma Gestão Democrática e de como ela pode favorecer ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de identificar essa(s) falha(s) e compreender o caminho trilhado e propor uma nova forma de ver e aplicar a Gestão Democrática nas escolas no município de Almenara, assegurando a aplicabilidade da legislação educacional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectGestão-Democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administração pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacional pt_BR
dc.subject.otherEscolas Gestão democrática pt_BR
dc.titleGestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacionalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_nicacio_almeida_xavier.pdf227.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.