Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
Autor(es): Valéria Rodrigues da Costa
Primeiro Orientador: Alexandre Gomes Soares
Resumo: O presente trabalho pretende analisar como a gestão escolar contribui na elaboração e na implantação de um currículo inclusivo na Escola Municipal Murilo Rubião. Sobretudo, serão analisados algunsaspectos sob o prisma da gestão democrática, construção curricular e que posteriormente, irão compor o Projeto Político Pedagógico da referida unidade escolar. Tomou-se como base teórica a linha de pensamento de estudiosos como Moacir Gadotti (2003), Dermeval Saviani (1999), Paulo Freire (1997) e GimenoSacristán (2013), com a intenção de discutir o currículo a partir da realidade da escola buscando auxílio na teoria e na empiria.Concluímos, portanto, que a mudança a ser realizada na EMMR passa pela transformação do foco, uma atenção especial no âmbito curricular. É preciso rever as funções e as atividades, deve-se buscar um objetivo maior, comum a todos, que seja reflexo do projeto escolar.
Assunto: Currículos
Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFU
Data do documento: 1-Ago-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valeriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdf226.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.