Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFU
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses |
Autor(es): | Valéria Rodrigues da Costa |
Primeiro Orientador: | Alexandre Gomes Soares |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar como a gestão escolar contribui na elaboração e na implantação de um currículo inclusivo na Escola Municipal Murilo Rubião. Sobretudo, serão analisados algunsaspectos sob o prisma da gestão democrática, construção curricular e que posteriormente, irão compor o Projeto Político Pedagógico da referida unidade escolar. Tomou-se como base teórica a linha de pensamento de estudiosos como Moacir Gadotti (2003), Dermeval Saviani (1999), Paulo Freire (1997) e GimenoSacristán (2013), com a intenção de discutir o currículo a partir da realidade da escola buscando auxílio na teoria e na empiria.Concluímos, portanto, que a mudança a ser realizada na EMMR passa pela transformação do foco, uma atenção especial no âmbito curricular. É preciso rever as funções e as atividades, deve-se buscar um objetivo maior, comum a todos, que seja reflexo do projeto escolar. |
Assunto: | Currículos Gestão democrática Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFU |
Data do documento: | 1-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
valeriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdf | 226.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.