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dc.contributor.advisor1Francisco Vidal Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Poueri do Carmo Mariopt_BR
dc.contributor.referee2Bruno Perez Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee3Antonio Dias Pereira Filhopt_BR
dc.contributor.referee4Ricardo Viana Carvalho de Paivapt_BR
dc.creatorLeandro Martins Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T22:22:38Z-
dc.date.available2019-08-12T22:22:38Z-
dc.date.issued2015-04-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2EG32-
dc.description.abstractMicrocredit has awakened the interest of rulers and scholars from all over the world due to its supposed capacity to fight poverty and create economic development opportunities in areas traditionally less-favored economically. This interest increased even more when Muhammad Yunus, founder of the Grameen Bank, was awarded the Nobel Peace Prize in 2006. In Brazil, several policies toward productive microcredit have been intensified since the late 1990s, highlighting the Crediamigo from Banco do Nordeste. Since then, a number of national and international studies have sought to understand the dimension of the phenomenon of microfinance and its impact on improving the living conditions of the borrowers and the financial sustainability of microfinance institutions. However, little has been studied about the microenterprises that utilize this type of financing. This paper seeks to clarify how microcredit influences the promotion of entrepreneurship in Vale do Jequitinhonha. The choice of this location was motivated by the low social indicators in the region, making it one of the poorest and least developed regions in Brazil, and because of the high number of women who are the heads of their households and their low level of education, which make them prime targets for the use of microcredit based on the methodologies usually associated with this type of loans. In order to explain this phenomenon, a study was conducted based on mixed methods with concomitant triangulation, where the first quantitative research was consisted of a survey of 182 micro-entrepreneurs who used microcredit and were attended by Crediamigo. The collected data was grouped by means of cluster analysis, aiming to find similarities among micro-entrepreneurs. The qualitative research was done through a case study where the semi-structured interviews were conducted by means of content analysis. It was made, from the collected data, a socioeconomic profile of the entrepreneurs belonging to each one of the four groups found, as well as the classification of the types of businesses aiming at the application of the resources gotten in microfinance. The data analysis made it possible to verify that microcredit has a positive influence on the profitability and cash flow origination in businesses once they enable entrepreneurs to buy merchandising, to accumulate inputs, and to originate floating stock in better conditions than they used to have before. However, the same listing was not found in employment generation, since a big part of it is composed of individual workers.pt_BR
dc.description.resumoO microcrédito tem despertado o interesse de governantes e estudiosos do mundo inteiro, devido a sua suposta capacidade de combater a pobreza e de criar oportunidades de desenvolvimento econômico em áreas tradicionalmente pouco favorecidas economicamente.O interesse aumentou ainda mais quando, em 2006, Muhammad Yunus, criador do Grameen Bank, foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz. No Brasil, diversas políticas voltadas para o chamado microcrédito produtivo orientado vêm sendo intensificadas desde o final da década de 1990, com destaque para o Crediamigo, do Banco do Nordeste. Após esse período, uma série de estudos nacionais e internacionais vem buscando compreender a dimensão do fenômeno dos microfinanciamentos e seu impacto na melhora da condição de vida dos tomadores e na sustentabilidade financeira das instituições de microfinanças. Todavia pouco se tem estudado a respeito dos microempreendimentos que utilizam este tipo de financiamento. Este trabalho busca esclarecer como o microcrédito influencia a promoção do empreendedorismo no Vale do Jequitinhonha. A escolha deste local foi motivada pelos baixos indicadores sociais da região, tornando-a uma das mais pobres e menos desenvolvidas do Brasil, e por causa do elevado número de mulheres chefes de família e sua baixa escolaridade, o que as tornam alvos preferenciais para a utilização de microcrédito com base nas metodologias geralmente associadas a esse tipo de empréstimos. Para explicitar este fenômeno, foi realizado estudo com base em métodos mistos com triangulação concomitante, em que a etapa quantitativa foi composta por um survey com 182 microempreendedores que utilizaram o microcrédito e foram atendidos pelo Crediamigo. Os dados coletados foram agrupados por meio da cluster analysis, visando encontrar similaridades entre os microempreendedores. Já a etapa qualitativa foi realizada por meio de estudo de casos em que as entrevistas semiestruturadas foram realizadas por meio de por análise de conteúdo. A partir dos dados coletados, foi traçado um perfil socioeconômico dos empreendedores pertencentes a cada um dos quatro agrupamentos encontrados e feita a classificação dos tipos de negócios tendo em vista a aplicação dos recursos obtidos no microfinanciamento. A análise dos dados permitiu constatar que o microcrédito exerce uma influência positiva na lucratividade e na geração de fluxo de caixa nos negócios, uma vez que permite aos empreendedores comprar mercadorias, acumular insumos e gerar a formação de capital de giro em condições melhores do que aquelas que possuíam anteriormente. Porém, a mesma relação não foi encontrada na geração de empregos, já que grande parcela é composta por trabalhadores individuais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVale do Jequitinhonhapt_BR
dc.subjectMicrocréditopt_BR
dc.subjectMicroempreendedorespt_BR
dc.subjectCluster Analysispt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismo Jequitinhona (MG)pt_BR
dc.subject.otherMicrofinançaspt_BR
dc.titleMicrocrédito e microempreendedor: o caso do Crediamigo na região do Vale do Jequitinhonha Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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