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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual |
Autor(es): | Márcia Luiza da Silva Costa |
Primeiro Orientador: | Maria de Fátima Marcelos |
Primeiro membro da banca : | Rita de Cássia Costa Teixeira |
Resumo: | Esse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre o uso de atividades lúdicas na educação sexual escolar. O objetivo específico é verificar como alunos de ensino fundamental avaliam algumas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, entre elas, uma atividade do Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS. Para atingi-los, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre a sexualidade, a sexualidade e educação e o uso do lúdico no ensino. A fase empírica, realizada numa escola estadual, foi composta de 6 etapas: reunião, roda de conversa, audição da música Amor e Sexo, atividade lúdica Maternidade, caixinha surpresa e coleta de dados por meio de questionário. Os dados coletados deram origem a quadros e gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam que os jovens e adolescentes foram sensibilizadas pelas atividades, avaliando positivamente o emprego de atividades lúdicas em educação sexual. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação. |
Abstract: | This paper aims at giving some contribution to Science teaching through investigation by researching about the use of playful activities in sex education in schools. The specific aim is to check how middle school students evaluate some playful activities done in the classroom. Among these activities is the Educational Program of Attention to the Youth (Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS.) In order to reach the objective, a research consisting of bibliographical phase and empirical phase was carried out. The sources of bibliographical research were books, articles and documents about sexuality, sex education, the use of playful activities in education and about PEAS. The empirical phase, carried out in a public school, consisted of 6 stages: meeting, debate, playing of the song Love and Sex (Amor e Sexo), playful activity Maternity, surprise box and data collection through questionnaire. The collected data resulted in charts and graphs which were analyzed in the light of the consulted theoretical reference. The results show that young adults and teenagers were sensitized by the activities and had a positive evaluation of the use of playful activities in sex education. We consider that this work shows new perspectives of research in Science teaching through investigation. |
Assunto: | Educação sexual Educação Ciência Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37 |
Data do documento: | 17-Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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