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dc.contributor.advisor1Maria de Fátima Marcelospt_BR
dc.contributor.referee1Rita de Cássia Costa Teixeirapt_BR
dc.creatorMárcia Luiza da Silva Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:15:15Z-
dc.date.available2019-08-09T15:15:15Z-
dc.date.issued2011-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37-
dc.description.abstractThis paper aims at giving some contribution to Science teaching through investigation by researching about the use of playful activities in sex education in schools. The specific aim is to check how middle school students evaluate some playful activities done in the classroom. Among these activities is the Educational Program of Attention to the Youth (Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS.) In order to reach the objective, a research consisting of bibliographical phase and empirical phase was carried out. The sources of bibliographical research were books, articles and documents about sexuality, sex education, the use of playful activities in education and about PEAS. The empirical phase, carried out in a public school, consisted of 6 stages: meeting, debate, playing of the song Love and Sex (Amor e Sexo), playful activity Maternity, surprise box and data collection through questionnaire. The collected data resulted in charts and graphs which were analyzed in the light of the consulted theoretical reference. The results show that young adults and teenagers were sensitized by the activities and had a positive evaluation of the use of playful activities in sex education. We consider that this work shows new perspectives of research in Science teaching through investigation.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre o uso de atividades lúdicas na educação sexual escolar. O objetivo específico é verificar como alunos de ensino fundamental avaliam algumas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, entre elas, uma atividade do Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS. Para atingi-los, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre a sexualidade, a sexualidade e educação e o uso do lúdico no ensino. A fase empírica, realizada numa escola estadual, foi composta de 6 etapas: reunião, roda de conversa, audição da música Amor e Sexo, atividade lúdica Maternidade, caixinha surpresa e coleta de dados por meio de questionário. Os dados coletados deram origem a quadros e gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam que os jovens e adolescentes foram sensibilizadas pelas atividades, avaliando positivamente o emprego de atividades lúdicas em educação sexual. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEnsino dept_BR
dc.subjectEducação afetivo-sexualpt_BR
dc.subjectPrograma Educacional de Atenção ao Jovem PEASpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectciênciaspt_BR
dc.subject.otherEducação sexualpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexualpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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