Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2SGBU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Levantamento das manifestações patológicas na Casa Tófani em Santa Luzia/MG no contexto do PAC-2 cidades históricas
Autor(es): Juliana da Silva Fonseca
Primeiro Orientador: Jose Eduardo de Aguiar
Resumo: A arquitetura é um legado vivo de uma época. Essa percepção estimulou a ideia de preservação e de conservação de edifícios que representam técnicas construtivas, ideais e conceitos de estética de um período histórico. A própria definição do conceito foi algo muito discutido e questionado. No Brasil, inicialmente, a ideia de cidade-monumento foi aplicada no intuito de barrar o crescimento desenfreado das cidades e da massiva substituição dos edifícios antigos. Certamente, isso não iria perdurar pois as cidades-monumentos não subsistiriam e seu declínio econômico seria inevitável. Considerou-se então aliar a proposta de preservação com a autossuficiência dos centros e de bens tombados estimulando a educação patrimonial e vínculos habitacionais existentes, conceito que se baseava em modelos europeus firmados na Declaração de Amsterdã.
Assunto: Patrimônio histórico
Patologia de construção
Engenharia civil
Construção civil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2SGBU
Data do documento: 27-Out-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Construção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_p_s___juliana_fonseca_agosto.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.