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dc.contributor.advisor1Lenin Martins Ferreira Moraispt_BR
dc.contributor.referee1Seleme Isaac Seleme Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Porfirio Cabaleiro Cortizopt_BR
dc.contributor.referee3Paulo Fernando Seixaspt_BR
dc.creatorIgor Barros Mairinckpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T13:23:40Z-
dc.date.available2019-08-09T13:23:40Z-
dc.date.issued2014-07-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A33HN6-
dc.description.abstractThis work consists of the study and the proposition of a solution of a real problem on speed and current limitation in the control loops of a steel cutting line. The actual system has nonlinear characteristics during operation due to variations of the system inertia, the radius of the coil and the resistant torque. The control performance directly affects the quality of the rolled product. Identification and modeling techniques of dynamical systems were used for the tuning of the control loops of the plant. This was performed using the MATLAB, PSPICE and PSIM tools. An analysis was done of the whole process. The study was focused on the control of the DC motors, lifting parameters and drive models and evaluating to possibility of improve the performance of control loops. Despite the importance of the effective control of this system, there are very few studies in the literature of the performance of control techniques for steel winding. This work presents the modeling, simulation and a proposed of tangential speed controller to a steel strip unwinding line, using classic (linear frequency domain) control technique. Simulations using a real process data show effectiveness of the control approach proposed in this work.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho consiste no estudo investigativo e de simulação do controle analógico de velocidade, com limitação da corrente do motor de acionamento da bobinadeira de uma linha de preparação de tira de aço.Estuda-se o controle de velocidade do motor c.c., alimentado na armadura por um conversor c.a./c.c., com limitação da corrente e de sua derivada. Utiliza-se fundamentos de técnicas de modelagem de sistemas dinâmicos, processamento digital de sinais e de sintonia de malhas de controle com auxilio dos softwares MATLAB, PSPICE e Powersim-PSIM. A descrição do sistema, as medições reais, as simulações e a proposta de melhorias do controlador de velocidade tangencial utilizando a técnica clássica de controle empregado em eletrônica analógica são apresentadas em capítulos separados.Apesar de se tratar de tecnologia antiga, sendo amplamente empregada na indústria mundial, relativamente escassos estudos foram até então realizados no que tange ao desempenho da técnica clássica de controle para linha de bobinadeira de aço inoxidável. Simulações utilizando dados do processo real mostraram que um re-ajuste dos parâmetros do controlador pode ser eficaz em melhorar o desempenho do sistema no que se refere a robustez, estabilidade e tempo de resposta do sistema de controle frente a distúrbios dos parâmetros internos do controlador, presença de perturbações externas, variações de carga do motor e de mudanças de sinal de referencia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor c cpt_BR
dc.subjectcontrole PIDpt_BR
dc.subjectsintoniapt_BR
dc.subjectBobinamentopt_BR
dc.subjectMalha de controlept_BR
dc.subjectAço inoxidávelpt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.titleInvestigação, simulação e diagnósticos sobre o controle de acionamento de uma bobinadeira de aço inoxidávelpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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