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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A35HVA
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Luisa Magalhaes Nogueira | pt_BR |
dc.creator | fernanda reis alves oliveira pedro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T17:43:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T17:43:56Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-31 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A35HVA | - |
dc.description.resumo | Este estudo realizou um estudo exploratório e qualitativo na Fundação CDL Pró-Criança, instituição assistencial que conduz um Programa de Aprendizagem Profissional voltado para jovens com idade entre e 15 e 21 anos. Seu objetivo foi pautado em compreender a representação do trabalho para esses jovens inseridos no Programa. Norteado por essa questão central, buscou-se perceber o que é trabalho, sua utilidade na vivencia cotidiana e mudanças sentidas, ou não, a partir da inserção desses atores no mundo do trabalho formal. Para atingirmos tal propósito buscamos compreender o conceito de juventude no mundo contemporâneo com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade social, já que esse é o perfil da nossa população estudada. Em seguida, buscamos analisar o conceito de Juventude e Trabalho a fim de refletirmos sobre o papel da educação para o trabalho e seu caráter inclusivo ou não. Os resultados apontaram que, para os jovens trabalhadores, essa experiência é sentida como oportunidade importante de acesso aos bens materiais e sentem-se orgulhosos por fazer parte da sociedade de consumo, ainda que na obtenção de bens mais simples. Conseguem enxergar ainda, a sua participação no Programa como abertura à novas possibilidades. Para eles, trata-se de um degrau para se atingir uma profissão mais complexa. E por fim, relatam sobre o reconhecimento social que passam a ter na família e na comunidade que por sua vez super valorizam o emprego formal e lícito. Desse modo, percebemos a dicotomia encontrada nesse encontro entre jovem e mundo do trabalho. Podemos falar de uma de (formação) propiciada por tais Programas uma fez que inegavelmente, traz bons resultados e por outro lado, torna-se um mecanismo sutil de controle social atendendo aos imperativos do capital. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Programas de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Juventude | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Significados do trabalho: um olhar sobre a representação de trabalho dos jovens que participam de um programa social de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Psicologia do Trabalho |
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