Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CG2T
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
Autor(es): Lidiane Rodrigues Mota
primer Tutor: Marina Assis Fonseca
Resumen: Os estudantes de ensino fundamental, geralmente, apresentam certa dificuldade para associar ciência ao cotidiano. Parte dessa dificuldade encontra-se nas condutas usuais de prática de ensino que, rotineiramente, apresentam uma metodologia de apresentação de conceitos sem o uso de argumentação ou diálogo com os estudantes que se comportam como passivos no processo de aprendizagem. No estudo de ciências, o uso de atividades experimentais investigativas pode colaborar para a aproximação da ciência e cotidiano, pois estimula o interesse do estudante pelas aulas, o que facilita o aprendizado. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar as contribuições do desenvolvimento de atividade experimental investigativa, adaptada para a sala de aula, dentro da temática microbiologia. Estudantes do sétimo ano do ensino fundamental executaram e avaliaram essa prática investigativa elaborada pela professora-pesquisadora que também analisou o comportamento dos estudantes diante dessa metodologia. Durante a execução do trabalho foi evidente a necessidade de novas adaptações à aula em função do perfil dos estudantes. A avaliação da aula, desenvolvida feita pelos estudantes, foi positiva revelando o caráter motivador da investigação. Os estudantes conseguiram encontrar uma solução para a situação problema, envolvendo conhecimentos prévios, estudados em sala de aula em situações reais do cotidiano. A aula do tipo experimental apresentou-se como estimuladora da habilidade da autoconfiança e promoveu maior interesse dos estudantes pelas aulas de ciências.
Asunto: Ensino fundamental  
Micologia 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CG2T
Fecha del documento: 6-dic-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_lidianemota2015.pdf734.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.