Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CG2T
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marina Assis Fonsecapt_BR
dc.creatorLidiane Rodrigues Motapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T10:04:42Z-
dc.date.available2019-08-11T10:04:42Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CG2T-
dc.description.resumoOs estudantes de ensino fundamental, geralmente, apresentam certa dificuldade para associar ciência ao cotidiano. Parte dessa dificuldade encontra-se nas condutas usuais de prática de ensino que, rotineiramente, apresentam uma metodologia de apresentação de conceitos sem o uso de argumentação ou diálogo com os estudantes que se comportam como passivos no processo de aprendizagem. No estudo de ciências, o uso de atividades experimentais investigativas pode colaborar para a aproximação da ciência e cotidiano, pois estimula o interesse do estudante pelas aulas, o que facilita o aprendizado. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar as contribuições do desenvolvimento de atividade experimental investigativa, adaptada para a sala de aula, dentro da temática microbiologia. Estudantes do sétimo ano do ensino fundamental executaram e avaliaram essa prática investigativa elaborada pela professora-pesquisadora que também analisou o comportamento dos estudantes diante dessa metodologia. Durante a execução do trabalho foi evidente a necessidade de novas adaptações à aula em função do perfil dos estudantes. A avaliação da aula, desenvolvida feita pelos estudantes, foi positiva revelando o caráter motivador da investigação. Os estudantes conseguiram encontrar uma solução para a situação problema, envolvendo conhecimentos prévios, estudados em sala de aula em situações reais do cotidiano. A aula do tipo experimental apresentou-se como estimuladora da habilidade da autoconfiança e promoveu maior interesse dos estudantes pelas aulas de ciências.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental  pt_BR
dc.subject.otherMicologia pt_BR
dc.titleContribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_lidianemota2015.pdf734.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.