Poluição das águas e doenças relacionadas: educar para a prevenção
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Monografia de especialização
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a partir de uma sequência didática, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, o aprendizado sobre o tema poluição das águas e doenças relacionadas. Os alunos participaram de três atividades, com a utilização de dois questionários e um debate sobre o conteúdo. O objetivo principal é avaliar se os estudantes estão construindo o aprendizado de forma consistente e necessária, na prevenção de doenças relacionadas à água do seu cotidiano e relatar as concepções prévias destes alunos sobre a poluição das águas. Como também, abordar a importância da participação da escola na construção desse conhecimento, como colaboradora para uma sociedade mais preventiva e conhecedora dos riscos de doenças e poluição das águas. Observei que muitos conceitos importantes deste tema não foram aprendidos, por exemplo, os estudantes não percebem que causam a poluição das águas, ainda tem dificuldades de saber que numa poça de água podem-se contrair doenças. Verifica-se que o objetivo proposto pelo currículo de ciências neste conteúdo não foi alcançando.
Abstract
Assunto
Água Poluição, Educação sanitária , Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino , Saúde ambiental
Palavras-chave
Ensino de ciências, Sequência didática, Atividade investigativa, Doenças relacionadas, Poluição das águas