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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3GGXC
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Poéticas do vestígio: fait, as terras do fim do mundo e to face |
Autor(es): | Kátia Hallak Lombardi |
primer Tutor: | Cesar Geraldo Guimaraes |
primer miembro del tribunal : | André Guimarães Brasil |
Segundo miembro del tribunal: | Mauricio Lissovsky |
Tercer miembro del tribunal: | Ronaldo Entler |
Cuarto miembro del tribunal: | Eduardo Antonio de Jesus |
Resumen: | A partir das fotografias dos livros Fait (1992), de Sophie Ristelhueber, As terras do fim do mundo (2010), de Jo Ractliffe, e To face (2012), de Paola De Pietri, esta pesquisa investiga as especificidades dos trabalhos das três fotógrafas, que apresentam os vestígios da guerra como tema central. Na primeira parte, aponta-se o processo de construção da fotografia de guerra. Em seguida, destacam-se trabalhos fotográficos que abordam a guerra, sem, contudo, mostrar as ações e os combates em si. De outra parte, a pesquisa retoma o caráter indicial da fotografia e o pensamento de Walter Benjamin e de seus leitores para refletir sobre o conceito de vestígio. Em aproximação com a base teórica, analisa-se a maneira singular de as três fotógrafas Ristelhueber, Ractliffe e De Pietri trabalharem com os vestígios da guerra em suas fotografias, maneira aqui denominada poética do vestígio. |
Abstract: | This study examines the specific characteristics present in the works of three photographers, each of whom includes traces of war as their central theme: Sophie Ristelhuebers Fait (1992), Jo Ractliffes As terras do fim do mundo (2010), and Paola De Pietris To face (2012). It first addresses the process of the construction of war photography. Subsequently, the dissertation elaborates upon photographic works that broach the subject of war without, however, showing images of combat or action itself. Further, the research returns to the notion of indicial photography and turns to Walter Benjamins writings and his readers in order to reflect upon the concept of trace. Using this theoretical paradigm, the dissertation analyzes the unique methods each of the three photographers Ristelhueber, Ractliffe and De Pietri employs in working with the traces of war in their photography, and suggests that their work functions as a poetics of trace. |
Asunto: | Fotografia Comunicação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3GGXC |
Fecha del documento: | 5-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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