Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4NJ8Z
Tipo: Monografias de Especialização
Título: As relações entre o conselho escolar e a gestão democrática da UMEI Coqueiro Verde
Autor(es): Sâmia Macedo Ferreira
primer Tutor: Alexandre Gomes Soares
Resumen: O presente trabalho se refere a uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico (PPP) da UMEI Coqueiro Verde. Objetiva-seanalisar as relações entre o Conselho Escolar e a gestão democrática, destacar o papel dos Conselhos Escolares como potencializadorpara a efetivação das políticas públicas educacionais. A metodologia utilizada foi análise documental e pesquisas bibliográficas que discutem sobre tais temáticas: conselhos escolares e gestão democrática, Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil, enquanto parâmetros da legalidade educacional brasileira, os referenciais nacionais de políticas públicas de educação infantil como: Referencial curricular nacional para a educação infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e outros instrumentos legais. Neste sentido, destaca-se como avanços: a construção da primeira versão do PPP da UMEI Coqueiro Verde embasada nos reais indicadores apontados pela comunidade escolar enquanto necessidade e direito; o estabelecimento de novos critérios para o atendimento das demandas,o fortalecimento deste órgão-base nas tomadas de decisões no que se refere à garantia de direitos educacionais.
Asunto: Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Conselhos de educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4NJ8Z
Fecha del documento: 21-mar-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_samia_macedo_ferreira.pdf248.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.