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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4NJ8Z
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | As relações entre o conselho escolar e a gestão democrática da UMEI Coqueiro Verde |
Autor(es): | Sâmia Macedo Ferreira |
Primeiro Orientador: | Alexandre Gomes Soares |
Resumo: | O presente trabalho se refere a uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico (PPP) da UMEI Coqueiro Verde. Objetiva-seanalisar as relações entre o Conselho Escolar e a gestão democrática, destacar o papel dos Conselhos Escolares como potencializadorpara a efetivação das políticas públicas educacionais. A metodologia utilizada foi análise documental e pesquisas bibliográficas que discutem sobre tais temáticas: conselhos escolares e gestão democrática, Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil, enquanto parâmetros da legalidade educacional brasileira, os referenciais nacionais de políticas públicas de educação infantil como: Referencial curricular nacional para a educação infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e outros instrumentos legais. Neste sentido, destaca-se como avanços: a construção da primeira versão do PPP da UMEI Coqueiro Verde embasada nos reais indicadores apontados pela comunidade escolar enquanto necessidade e direito; o estabelecimento de novos critérios para o atendimento das demandas,o fortalecimento deste órgão-base nas tomadas de decisões no que se refere à garantia de direitos educacionais. |
Assunto: | Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração Conselhos de educação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4NJ8Z |
Data do documento: | 21-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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