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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4SFFY
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A relação família e escola |
Autor(es): | Angervania de Castro Magalhaes |
Primeiro Orientador: | Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado através de um referencial bibliográfico onde a proposta foi reunir informações que contribuíssem para mostrar a grande importância da participação da família na instituição escolar. O diálogo entre a escola e a família se foca na participação dos pais para que estes freqüentem as reuniões se interessem por seus filhos, acompanhem as propostas pedagógicas e a aprendizagem. Procurou-se enfatizar no trabalho a escola rural Municipal Ananias Ferreira situada na cidade de Ibiá, Minas Gerais. Conscientizar toda a comunidade desta escola e todos os interessados na educação para que busquem cada vez mais a participação da família foi um dos objetivos aqui apresentado. A escola não tem somente o papel de repassar conhecimentos, mas, têm a tarefa de mostrar as relações do mundo conciliado com o conhecimento didático, mostrar bons costumes, ética, moral, ensinar a viver e se relacionar em sociedade. O currículo apoiado em vivências, saberes, cultura e conhecimentos da comunidade quando levados à escola através da família que participa ativamente na educação, tem um potencial tremendo para motivação do aluno fazendo com que ele tome gosto pelo estudo o que aumenta e muito o poder de concentração e desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Independente da formação familiar seja ela tradicional ou não, quando um integrante ou mais se interessa pelo aluno e o apóia de verdade em sua educação o resultado é imediato, seu desenvolvimento sua auto-estima, aumenta muito principalmente quando o aluno percebe o quanto é importante dentro da família e da escola onde está estudando. O trabalho apresenta também a dificuldade dos pais da Escola Municipal Ananias Ferreira em participar devido a falta de transporte para se locomover, a pouca instrução para ajudar nas tarefas extra classe, o receio dos pais em participar e não saberem como podem ajudar, mas, é preciso que educadores criem condições e instruam a família mostrando que qualquer que seja a participação ela tem importância na vida do aluno, desde o cuidado de um horta escolar, sua cultura, vivência até mesmo o seu trabalho no campo. Hoje não há mais como atribuir a responsabilidade da educação para uma ou duas ou mais pessoas, na verdade a responsabilidade é de todos e de forma coletiva com a troca de idéias, sugestões e ações trabalhando juntos, o ensino aprendizagem acontece de forma natural e prazerosa. |
Assunto: | Escolas Organização e administração Família Educação Lar e escola Educação Participação dos pais |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4SFFY |
Data do documento: | 28-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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