Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4SFFY
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira | pt_BR |
dc.creator | Angervania de Castro Magalhaes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T01:38:04Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T01:38:04Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4SFFY | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi elaborado através de um referencial bibliográfico onde a proposta foi reunir informações que contribuíssem para mostrar a grande importância da participação da família na instituição escolar. O diálogo entre a escola e a família se foca na participação dos pais para que estes freqüentem as reuniões se interessem por seus filhos, acompanhem as propostas pedagógicas e a aprendizagem. Procurou-se enfatizar no trabalho a escola rural Municipal Ananias Ferreira situada na cidade de Ibiá, Minas Gerais. Conscientizar toda a comunidade desta escola e todos os interessados na educação para que busquem cada vez mais a participação da família foi um dos objetivos aqui apresentado. A escola não tem somente o papel de repassar conhecimentos, mas, têm a tarefa de mostrar as relações do mundo conciliado com o conhecimento didático, mostrar bons costumes, ética, moral, ensinar a viver e se relacionar em sociedade. O currículo apoiado em vivências, saberes, cultura e conhecimentos da comunidade quando levados à escola através da família que participa ativamente na educação, tem um potencial tremendo para motivação do aluno fazendo com que ele tome gosto pelo estudo o que aumenta e muito o poder de concentração e desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Independente da formação familiar seja ela tradicional ou não, quando um integrante ou mais se interessa pelo aluno e o apóia de verdade em sua educação o resultado é imediato, seu desenvolvimento sua auto-estima, aumenta muito principalmente quando o aluno percebe o quanto é importante dentro da família e da escola onde está estudando. O trabalho apresenta também a dificuldade dos pais da Escola Municipal Ananias Ferreira em participar devido a falta de transporte para se locomover, a pouca instrução para ajudar nas tarefas extra classe, o receio dos pais em participar e não saberem como podem ajudar, mas, é preciso que educadores criem condições e instruam a família mostrando que qualquer que seja a participação ela tem importância na vida do aluno, desde o cuidado de um horta escolar, sua cultura, vivência até mesmo o seu trabalho no campo. Hoje não há mais como atribuir a responsabilidade da educação para uma ou duas ou mais pessoas, na verdade a responsabilidade é de todos e de forma coletiva com a troca de idéias, sugestões e ações trabalhando juntos, o ensino aprendizagem acontece de forma natural e prazerosa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Auto-estima | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidades | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Família Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Lar e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Participação dos pais | pt_BR |
dc.title | A relação família e escola | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_angervania_de_castro_magalhaesx.pdf | 185.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.