Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4SFFY
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dc.contributor.advisor1Jacqueline da Silva Figueiredo Pereirapt_BR
dc.creatorAngervania de Castro Magalhaespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T01:38:04Z-
dc.date.available2019-08-10T01:38:04Z-
dc.date.issued2011-01-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4SFFY-
dc.description.resumoO presente trabalho foi elaborado através de um referencial bibliográfico onde a proposta foi reunir informações que contribuíssem para mostrar a grande importância da participação da família na instituição escolar. O diálogo entre a escola e a família se foca na participação dos pais para que estes freqüentem as reuniões se interessem por seus filhos, acompanhem as propostas pedagógicas e a aprendizagem. Procurou-se enfatizar no trabalho a escola rural Municipal Ananias Ferreira situada na cidade de Ibiá, Minas Gerais. Conscientizar toda a comunidade desta escola e todos os interessados na educação para que busquem cada vez mais a participação da família foi um dos objetivos aqui apresentado. A escola não tem somente o papel de repassar conhecimentos, mas, têm a tarefa de mostrar as relações do mundo conciliado com o conhecimento didático, mostrar bons costumes, ética, moral, ensinar a viver e se relacionar em sociedade. O currículo apoiado em vivências, saberes, cultura e conhecimentos da comunidade quando levados à escola através da família que participa ativamente na educação, tem um potencial tremendo para motivação do aluno fazendo com que ele tome gosto pelo estudo o que aumenta e muito o poder de concentração e desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Independente da formação familiar seja ela tradicional ou não, quando um integrante ou mais se interessa pelo aluno e o apóia de verdade em sua educação o resultado é imediato, seu desenvolvimento sua auto-estima, aumenta muito principalmente quando o aluno percebe o quanto é importante dentro da família e da escola onde está estudando. O trabalho apresenta também a dificuldade dos pais da Escola Municipal Ananias Ferreira em participar devido a falta de transporte para se locomover, a pouca instrução para ajudar nas tarefas extra classe, o receio dos pais em participar e não saberem como podem ajudar, mas, é preciso que educadores criem condições e instruam a família mostrando que qualquer que seja a participação ela tem importância na vida do aluno, desde o cuidado de um horta escolar, sua cultura, vivência até mesmo o seu trabalho no campo. Hoje não há mais como atribuir a responsabilidade da educação para uma ou duas ou mais pessoas, na verdade a responsabilidade é de todos e de forma coletiva com a troca de idéias, sugestões e ações trabalhando juntos, o ensino aprendizagem acontece de forma natural e prazerosa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuto-estimapt_BR
dc.subjectResponsabilidadespt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administração pt_BR
dc.subject.otherFamília Educação pt_BR
dc.subject.otherLar e escola pt_BR
dc.subject.otherEducação Participação dos pais pt_BR
dc.titleA relação família e escolapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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