Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5AHRU
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Recursos humanos, competências e desempenho: a (im)possível articulação em uma fundação de direito privado de Minas Gerais
Authors: Juliana Barbosa e Oliveira
First Advisor: Allan Claudius Queiroz Barbosa
First Referee: Iris Barbosa Goulart
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo descrever e analisar o processo de articulação dos construtos desempenho e competências na implementação da gestão estratégica de recursos humanos em uma fundação de direito privado em Minas Gerais. De natureza descritiva e qualitativa, a estratégia de investigação adotada contempla o estudo de caso único, por meio de 21 (vinte e uma) entrevistas semiestruturadas com profissionais ocupantes de cargos gerenciais e staff (diretores, gerentes e assessores) e analistas da área de Gestão de Recursos Humanos. Ainda, foram utilizados documentos como fontes de informações eventuais. Os resultados centrais desta pesquisa promovem reflexões teóricas e práticas contributivas, embora não exaustivas, sobre temas complexos, tais como a abordagem estratégica RH, a noção de competências e a gestão de desempenho. O estudo também apresentadas as percepções dos atores envolvidos no planejamento, no monitoramento e na avaliação do processo de gestão de desempenho por competências e as ações propostas por esses para superar desafios cotidianos. As principais conclusões indicam que a lógica das ações de recursos humanos, notadamente aquelas associadas a desempenho e a competências, sugerem impacto nas políticas e ações de gestão de recursos humanos, podendo ser observados traços individuais na continuidade das ações organizacionais. Ademais a dissertação fornece elementos para investigações futuras direcionadas a compreender melhor as questões e os constructos propostos.
Abstract: This work aims to describe and analyze the articulation process of the performance and competence constructs in the implementation of strategic human resource management in a private foundation in Minas Gerais. The adopted research strategy had descriptive and qualitative nature and included a single case study, through semi-structured interviews with managers and staff professionals (directors, managers and advisers) and human resource management analysts. Moreover, documents were used as sources of important information. Key findings indicated that the logic of the human resources actions, notably those linked to performance and competence, suggest impact on human resources management policies and actions, being observed individual traits in the continuity of organizational actions.
Subject: Recursos humanos Minas Gerais
Desempenho
Administração de pessoal Minas Gerais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5AHRU
Issue Date: 29-Oct-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.