Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BHYB
Type: Monografias de Especialização
Title: Desenvolvimento de ações de sustentabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental
Authors: Zilda Ivanice Nogueira Lopes
First Advisor: Marina de Lima Tavares
Abstract: A degradação ambiental do planeta é preocupante, cada vez mais aumenta-se o consumismo por parte da sociedade; acelerando ainda mais o uso dos recursos naturais para atender a esta demanda e tornando se dificil a sustentabilidade do planeta para as futuras gerações , visando esta situação é necessário despertar o cidadão para atitudes sustentáveis de conservação do meio em que esta enserido. Uma das principais alternativas é a conscientização do ser humano através da educação ambiental, sendo cada vez mais de fundamental importância a introdução desse assunto nas instituições de ensino. Porém o ensino atual ainda é tradicionalista , voltado para o contéudismo, não permitindo a participação do aluno de forma a compreender , investigar e resolver as situações-problemas. Nesse contexto, esse trabalho visou inserir os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na investigação da situação do lixo gerado e o seu destino nesta escola, onde foram realizadas algumas atividades de ações de sustentabilidade ambiental que prorcionou aos alunos aulas mais interativas e de maior aprendizado, além de ter proporcionado a escola a diminuição da poluição por parte do lixo orgânico produzido pela merenda , onde implantamos a composteira para o destino desse lixo.
Subject: Aprendizagem experimental
Sustentabilidade
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BHYB
Issue Date: 7-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia__setembro02015.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.