Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5FMMD
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | A cultura popular sertaneja em José de Alencar e Juvenal Galeno |
Autor(es): | Manoel Carlos Fonseca de Alencar |
primer Tutor: | Adriane Aparecida Vidal Costa |
primer miembro del tribunal : | Luiz Carlos Villalta |
Segundo miembro del tribunal: | Kátia Gerab Baggio |
Tercer miembro del tribunal: | Maria Aparecida Ribeiro Vieira |
Cuarto miembro del tribunal: | Francisco José Gomes Damasceno |
Resumen: | A tese analisa as representações da cultura popular nas obras dos escritores cearenses José de Alencar e Juvenal Galeno no período de 1850 a 1920, com base nos conceitos de apropriação, dialogia e transculturação narrativa. Estuda-se a relação que os autores estabeleceram com os setores populares e como figuraram a cultura popular em suas narrativas literárias. No que diz respeito a José de Alencar percebeu-se que a importância que ele deu à cultura popular se relacionava com a sua preocupação com a constituição da nacionalidade. Nesse sentido, o autor lançou mão das tradições indígenas e do popular, sempre em dialogia com escritores europeus, que o fizeram mudar, em certa medida, a sua compreensão quanto aos personagens, os enredos e a língua que deveriam subsidiar a definição da independência cultural e literária do Brasil, nos constituindo como uma nação típica. Quanto a Juvenal Galeno, a tese investiga a dialogia que o autor estabeleceu com a literatura culta e com a oralidade dos setores populares do sertão. A partir de sua trajetória literária e de vida, disserta-se sobre a relação que o autor estabeleceu com as camadas pobres do sertão, o que constitui fator essencial para a compreensão do poeta como um mediador cultural, que processou uma transculturação das formas orais, no que diz respeito à língua, às formas poéticas e ao imaginário popular. |
Abstract: | This thesis analyzes the representations of Brazilian popular culture in José de Alencars and Juvenal Galenos works, from 1850 to 1920. Based on the concepts of appropriation, dialogue, historical perspective and narrative transculturation, we study the relationship that the authors established with the popular sectors, and how they depicted popular culture in their literary narratives. With regard to José de Alencar, we realized that the importance he gave to popular culture relates to his concern with the constitution of nationality. In this sense, the author made use of indigenous and "popular" traditions, always in dialogue with European writers, what made he change his understanding about the characters, the plots and the language that should subsidize the definition of cultural and literary independence of Brazil, constituting it as a distinct nation from the other ones. As for Juvenal Galeno, we investigate the dialogue that the author established with the cultured literature and the oral tradition of the popular sectors of the sertão. From his personal experience, we discuss the relationship that the author established with the poor sections of the sertão, which is an essential factor for the comprehension of the poet as a cultural mediator, who processed a culture of the oral forms with respect to the language, the poetic forms and the imagery. |
Asunto: | Galeno, Juvenal, 1836-1931 Cultura popular Alencar, José de, 1829-1877 Literatura e história História |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5FMMD |
Fecha del documento: | 22-oct-2015 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_manoel_carlos_fonseca_de_alencar_final.pdf | 2.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.