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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A79J9M
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Educação em saúde bucal para o adolescente |
Autor(es): | Mônica Maria da Costa Lima |
Primeiro Orientador: | Simone Dutra Lucas |
Resumo: | RESUMOA população brasileira é predominantemente jovem e os adolescentesconstituem uma parcela expressiva deste contingente populacional. Objetivo: levantar na literatura subsídios teóricos que sustentem uma proposta de educação em saúde bucal impactante para os adolescentes. Metodologia: revisão de literatura pesquisada em livros e artigos de publicações periódicas encontradas nas bases de dados LILACS, BBO, MEDLINE utilizando as palavras chave adolescente, problemas bucais, susceptibilidade, educação em saúde. Resultados: foi encontrado que os modelos de educação pautados no ensino de conhecimentos científicos e transmissão de regras comportamentaisresultam em pouca ou nenhuma mudança nos hábitos dos educandos.Principalmente quando esses educandos são adolescentes que, com frequência, apresentam comportamentos de contestação, não aceitação de regras e apatia. Os estudos recentes mostram que, para haver aprendizagem com possível mudança de comportamento, é necessário que haja uma interação entre as representações sociais (também chamadas de saber do senso comum) e o conhecimento científico. Conclusões: os educadores devem permitir que os indivíduos manifestem seus saberes e compartilhem suas experiências. Para isto, devem lançar mão de técnicas que facilitem a livre expressão com oficinas e dinâmicasde grupo. |
Abstract: | The Brazilian population is predominantly young and adolescentsconstitute a significant portion of this population group. Objective: To raise the literature theoretical basis to support a proposal for oral health education impactful for teens. Methodology: literature review searched in books and articles in periodicals found in the databases LILACS, BBO, MEDLINE using the keywords teenager, dental problems, susceptibility, health education. Results: It was found that guided education models in the teaching of scientific knowledge and transmission of behavioral rules result in little or no change in the habits of the students. Especially when these students are teenagers who often exhibit behaviors of dispute, rejection of rules and apathy. Recent studies show that to be learning with possible change in behavior, there must be an interaction between social representations (also called learn common sense) and scientific knowledge. Conclusions: educators should allow individuals to express their knowledge and share their experiences. For this, they must resort totechniques that facilitate the free expression with workshops and groupdynamics. |
Assunto: | Estratégia Saúde da Família |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A79J9M |
Data do documento: | 27-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Saúde da Família I |
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