Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7EJZ6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O lazer , os jovens e a escola: territórios, acontecimentos e conhecimentos no cotidiano de uma escola pública, de ensino fundamental, no município de Belo Horizonte
Autor(es): Mariana Soares Ferraz Malta
Primeiro Orientador: Jose Alfredo Oliveira Debortoli
Primeiro membro da banca : Admir Soares de Almeida Junior
Segundo membro da banca: Walter Ernesto Ude Marques
Resumo: Pensar a relação lazer, juventude e escola foi o desafio deste trabalho, na busca de perceber e compreender as relações que acontecem entre alunos e alunas, todos os dias, para além das paredes das salas de aula. Uma escola viva, latente, que se inventa e se transforma a cada dia. Experiências, vivências, práticas culturais, brincadeiras que fazem com que o tempo e o espaço entre a entrada na escola e a saída sejam vividos de diversas formas. Para isso, eu precisava entender a complexidade e a multiplicidade das relações existentes dentro da escola. Busquei o conhecimento de métodos de pesquisa que pudessem me dar o suporte necessário para a investigação a que me propus. Encontrei na etnografia e na cartografia alguns caminhos possíveis para este percurso. A interlocução das ações metodológicas desses dois procedimentos me ajudou a compreender melhor o objeto do estudo. Optei por olhar de perto e de dentro (Magnani, 2012), utilizando a observação participante, pois precisava estar presente na escola, observar a movimentação dos alunos, fazer registros de imagens, registros no meu diário de campo, conversar com eles para tentar captar ao máximo do universo dos jovens dentro do contexto escolar, ferramentas estas utilizadas no processo etnográfico. Mas, afinal, o que os alunos fazem no cotidiano escolar? Como eles se constituem no contexto da escola? De que forma eles se apropriam dos tempos e dos espaços? Quais são os significados dados por eles às experiências vividas na escola? Quais conhecimentos eles produzem para além daqueles que a escola espera como resposta? Quais são as experimentações, as trocas de experiências, ensino e aprendizagem que podem ser percebidas nesses momentos? Procurei identificar, no cotidiano escolar, essas riquezas de expressões dos alunos, as relações estabelecidas entre eles, o espaço e o tempo e suas ressignificações. Observei diversas manifestações, práticas sociais que me mostraram o quão rico de vivências são os momentos em que os alunos não estão dentro de sala. Jogos, brincadeiras, conversas com os amigos, momentos de oração são algumas das diversas experiências vividas por eles no recreio. Percebi a escola como um espaço multicultural, onde o lazer é vivenciado de diversas formas, nessa interrelação que acontece o tempo todo no contexto escolar, entre os jovens e o lazer.
Abstract: Think the relationship leisure, youth and school was the challenge of this work, seeking to perceive and understand the relationships that happen between the boys and girls, every day, beyond the walls of the classrooms. A living, latent school, which is invented and turns every day. Experiences, cultural practices, games that makes the time and the space between school entry and exit are lived in various ways. For that, I needed to understand the complexity and multiplicity of relationships within the school. I sought knowledge of research methods that could give me the necessary support for research to which I set out. I found in ethnography and cartography some possible paths for this route. The dialogue of methodological actions of these two procedures has helped me to better understand the object of study. I decided to "look closely and from the inside" (Magnani, 2012), using participant observation as it needed to be in this school, observe the movement of students, make records images, records in my diary, talk to them to try to capture the most of the young universe within the school context, these tools used in the ethnographic process. But ultimately, what students do in school life? As they are in the school context? How do they appropriate the times and spaces? What are the meanings given by them to the experience in school? What knowledge they produce beyond those that the school waiting for an answer? What are the experiments, exchange of experiences, teaching and learning that can be perceived in these moments? I sought to identify, in everyday school life this wealth of expressions of the students, the relations between them, the space and time and its reinterpretation. I watched various events, social practices that showed me how rich experiences there at times when students are not in the room. Games, jokes, conversations with friends, moments of prayer are some of the many experiences for them in the playground. I saw the school as a multicultural space, where leisure is experienced in different ways, this interrelations
Assunto: Jovens
Interação social
Escolas
Lazer
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7EJZ6
Data do documento: 28-Jul-2015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_mariana8.pdf3.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.