Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7EJZ6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Alfredo Oliveira Debortolipt_BR
dc.contributor.referee1Admir Soares de Almeida Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Walter Ernesto Ude Marquespt_BR
dc.creatorMariana Soares Ferraz Maltapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T19:11:58Z-
dc.date.available2019-08-12T19:11:58Z-
dc.date.issued2015-07-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7EJZ6-
dc.description.abstractThink the relationship leisure, youth and school was the challenge of this work, seeking to perceive and understand the relationships that happen between the boys and girls, every day, beyond the walls of the classrooms. A living, latent school, which is invented and turns every day. Experiences, cultural practices, games that makes the time and the space between school entry and exit are lived in various ways. For that, I needed to understand the complexity and multiplicity of relationships within the school. I sought knowledge of research methods that could give me the necessary support for research to which I set out. I found in ethnography and cartography some possible paths for this route. The dialogue of methodological actions of these two procedures has helped me to better understand the object of study. I decided to "look closely and from the inside" (Magnani, 2012), using participant observation as it needed to be in this school, observe the movement of students, make records images, records in my diary, talk to them to try to capture the most of the young universe within the school context, these tools used in the ethnographic process. But ultimately, what students do in school life? As they are in the school context? How do they appropriate the times and spaces? What are the meanings given by them to the experience in school? What knowledge they produce beyond those that the school waiting for an answer? What are the experiments, exchange of experiences, teaching and learning that can be perceived in these moments? I sought to identify, in everyday school life this wealth of expressions of the students, the relations between them, the space and time and its reinterpretation. I watched various events, social practices that showed me how rich experiences there at times when students are not in the room. Games, jokes, conversations with friends, moments of prayer are some of the many experiences for them in the playground. I saw the school as a multicultural space, where leisure is experienced in different ways, this interrelationspt_BR
dc.description.resumoPensar a relação lazer, juventude e escola foi o desafio deste trabalho, na busca de perceber e compreender as relações que acontecem entre alunos e alunas, todos os dias, para além das paredes das salas de aula. Uma escola viva, latente, que se inventa e se transforma a cada dia. Experiências, vivências, práticas culturais, brincadeiras que fazem com que o tempo e o espaço entre a entrada na escola e a saída sejam vividos de diversas formas. Para isso, eu precisava entender a complexidade e a multiplicidade das relações existentes dentro da escola. Busquei o conhecimento de métodos de pesquisa que pudessem me dar o suporte necessário para a investigação a que me propus. Encontrei na etnografia e na cartografia alguns caminhos possíveis para este percurso. A interlocução das ações metodológicas desses dois procedimentos me ajudou a compreender melhor o objeto do estudo. Optei por olhar de perto e de dentro (Magnani, 2012), utilizando a observação participante, pois precisava estar presente na escola, observar a movimentação dos alunos, fazer registros de imagens, registros no meu diário de campo, conversar com eles para tentar captar ao máximo do universo dos jovens dentro do contexto escolar, ferramentas estas utilizadas no processo etnográfico. Mas, afinal, o que os alunos fazem no cotidiano escolar? Como eles se constituem no contexto da escola? De que forma eles se apropriam dos tempos e dos espaços? Quais são os significados dados por eles às experiências vividas na escola? Quais conhecimentos eles produzem para além daqueles que a escola espera como resposta? Quais são as experimentações, as trocas de experiências, ensino e aprendizagem que podem ser percebidas nesses momentos? Procurei identificar, no cotidiano escolar, essas riquezas de expressões dos alunos, as relações estabelecidas entre eles, o espaço e o tempo e suas ressignificações. Observei diversas manifestações, práticas sociais que me mostraram o quão rico de vivências são os momentos em que os alunos não estão dentro de sala. Jogos, brincadeiras, conversas com os amigos, momentos de oração são algumas das diversas experiências vividas por eles no recreio. Percebi a escola como um espaço multicultural, onde o lazer é vivenciado de diversas formas, nessa interrelação que acontece o tempo todo no contexto escolar, entre os jovens e o lazer.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherJovenspt_BR
dc.subject.otherInteração socialpt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherLazerpt_BR
dc.titleO lazer , os jovens e a escola: territórios, acontecimentos e conhecimentos no cotidiano de uma escola pública, de ensino fundamental, no município de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mariana8.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.