Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7FJKD
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O potencial emancipatório das festas do tambor: a dimensão dionisíaca de um Atlântico negro invisível |
Autor(es): | Maria do Rosário Gomes da Silva |
Primeiro Orientador: | Marcus Abilio Gomes Pereira |
Primeiro Coorientador: | Lilian Cristina Bernardo Gomes |
Primeiro membro da banca : | Marjorie Coorea Marona |
Resumo: | Este trabalho explora o potencial emancipatório das festas do tambor no Atlântico Negro e os novos modos de cultura, conhecimento e reconhecimento social que elas geram. Através do conceito de Atlântico Negro desenvolvido por Paul Gilroy como uma cultura híbrida transnacional baseada na diáspora africana, esta pesquisa investiga as chamadas festas de terreiro caracterizadas pelo uso do corpo, da música e da dança como instrumento político de luta por liberdade e inclusão social. De forma mais específica, analisando as festas oriundas da tradição Banto presentes no sudeste brasileiro como o Jongo e o Candombe, procuramos mostrar que, somente uma perspectiva epistêmica descolonial pode ser capaz de superar o modelo racional dualista criado na modernidade e tornado hegemônico pela esfera científica. Portanto, usando o referencial dos estudos pós-coloniais, dos estudos culturais e dos estudos africanos e trazendo a metáfora dionisíaca desenvolvida por Nietzsche para pensar as formas de racionalidade conectadas com o corpo e a performance, procuramos expor como práticas culturais compartilhadas baseadas na tradição do tambor africano podem ser concebidas como formas alternativas e complementares de emancipação e conhecim |
Abstract: | This work explores the emancipatory potential of drums celebrations on Black Atlantic and new ways of culture, knowledge and social recognition that its provides. Through concept of Black Atlantic developed for Paul Gilroy as a transnational hybrid culture based on African diaspora, this research investigates those celebrations called festas de terreiro characterized by the use of body, music and dance as political source of struggle for freedom and social inclusion. On closer examination, exploring celebrations based on Bantos tradition found in Brazilian Southeast as Jongo and Candombe, we seek to show that only a descolonial epistemic can be able to overcome dualistic rational model raised by modernity and became hegemonic by scientific sphere. Therefore, using insights from postcolonial studies, cultural studies and African studies and bringing the Dionysian metaphor developed for Nietzsche to think the forms of rationality connected with body and performance, we address how shared cultural practices based on African drum tradition could be conceived as alternative and complementary forms of emancipation and knowledge. |
Assunto: | Candomble Festas folclóricas Ciência política Jongo (Dança) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7FJKD |
Data do documento: | 9-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
o_potencial_emancipat_rio_das_festas_do_tambor___vers_o_final.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.