Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8JL56
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Juventude quilombola: projetos de vida, sonhos comunitários e luta por reconhecimento
Authors: Aline Neves Rodrigues Alves
First Advisor: Nilma Lino Gomes
First Co-advisor: Rodrigo Ednilson de Jesus
First Referee: Geraldo Magela Pereira Leao
Second Referee: Maria Clareth Gonçalves Reis
Abstract: A presente pesquisa é de continuidade e se deriva de trabalho realizado nos anos de 2010-2012. O objetivo central desta é compreender como as mudanças oriundas do reconhecimento identitário, firmado entre comunidade e Estado, são percebidas por seisjovens-adolescentes quilombolas, moradores de uma comunidade rural situada no município de Santa Maria de Itabira/Minas Gerais. Investigamos como essas mudanças interferem em seus projetos de vida e projetos para sua comunidade de origem. A fim dealcançar os objetivos deste trabalho, realizamos uma pesquisa qualitativa a partir do estudo de caso, com entrevista focal, com a técnica participativa denominada Árvore dos Sonhos e produção de mapas mentais. Interessados em aprofundar os conhecimentos acerca dos desdobramentos do autorreconhecimento de comunidades quilombolas, valemo-nos do arcabouço da teoria crítica do reconhecimento em três importantes autores, a saber, os filósofos Charles Taylor, Axel Honneth e a cientista política Nancy Fraser. Dentre as conclusões apontamos a existência de um reconhecimento que se inicia vinculado à esfera privada, mas em contínua reprodução na esfera pública, com foco na identidade cultural e em projetos coletivos, voltados às questões de redistribuição e representação política. No âmbito escolar, os jovens quilombolas apresentam as ambiguidades de se viver uma identidade marcada por momentos de invisibilidade, conflitos, mas também orgulho justificado, por se ver digno da estima dos outros; contudo esse orgulho ocorre apenas em determinados momentos do currículo escolar.
Abstract: The main objective of this research is to understand how changes resulting from the identity recognition, signed between community and state, are perceived by Quilombola teens and young adults who live in a rural community in the municipality of Santa Maria de Itabira / Minas Gerais. It was investigated how these changes interfere with their life projects and projects for their home community. In order to achieve theobjectives of this study, we conducted a qualitative research from a case study, with focal interviews, with the participatory technique called 'Dream Tree' and production of mental maps. By being interested in deepening the knowledge about the deployments of self-recognition in the Quilombola communities is that we used the framework of critical theory of recognition in three important authors, namely the philosophers Charles Taylor, Axel Honneth and political scientist Nancy Fraser. Among the conclusions we pointed out that there is a recognition that begins linked to the private sphere, but in continuous play in the public sphere, focusing on cultural identity and collective projects, geared to redistribution issues and political representation. In schools, young Quilombolas have the ambiguities of living an identity marked bymoments of invisibility, conflicts but also justifiable pride, at being worthy of the esteem of others; but only at certain times of the school curriculum. For the rest, it is worth noting that this research is a continuity and derives from work done in the years2010-2012.
Subject: Educação Relações etnicas
Negros Identidade racial
Educação
Quilombos Educação Minas Gerais
Reconhecimento (Psicologia)
Juventude Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8JL56
Issue Date: 21-Aug-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_aline_neves_r_alves_21_12_2015.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.