Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8SHQ3
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Inclusão e acessibilidade nas bibliotecas universitárias: a formação e atuação do bibliotecário
Autor(es): Michelle Karina Assuncao Costa
Primeiro Orientador: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Primeiro Coorientador: Helena Maria Tarchi Crivellari
Primeiro membro da banca : Claudio Paixao Anastacio de Paula
Segundo membro da banca: Marckson Roberto Ferreira de Sousa
Resumo: A presente dissertação apresenta uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com o objetivo de refletir sobre a educação formal e continuada do bibliotecário para a interação com usuários deficientes visando a inclusão e acessibilidade destes nos ambientes das bibliotecas universitárias. O Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população, segundo os dados do IBGE (2010), o que fortalece a importância e os estudos nessa temática. O objeto de estudo é, primordialmente, o bibliotecário de referência. Os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica, a consulta a matriz curricular dos cursos de Biblioteconomia no estado de Minas Gerais, entrevista semiestruturada com oito bibliotecários que atuam na função de bibliotecário dereferência do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com três alunos com deficiência (auditiva, física e visual) matriculados nos cursos da UFMG e com a Diretoria do Sistema de Biblioteca e por fim, utilizou a técnica de observação nos espaços das bibliotecas universitárias em que trabalham os entrevistados. A interlocução entre os profissionais e os estudantes com deficiência a respeito da temática investigada permitiu verificar, através da análise de conteúdo, os pontos de vista sobre as seguintes categorias definidas: Presença de usuários com deficiência, Tecnologia e/ou serviço acessível à pessoa com deficiência, Formação profissional, Atuação do bibliotecário na sociedade inclusiva e Gestão da biblioteca universitária. Enfatiza-se a importância do conhecimento, da formação continuada para o desenvolvimento de competências e no convívio com a diversidade para a atuação dos profissionais da informação na sociedade inclusiva. A interlocução entre a Biblioteconomia/Ciência da Informação e a Educação Inclusiva contribui para a concepção debibliotecas acessíveis.
Abstract: This work presents an exploratory research with a qualitative approach in order to reflect on the formal and continuing education of the librarian for interaction with disabled users aiming at the inclusion and accessibility of these in the university libraries. In Brazil there are 45.6million people with disabilities, representing 23.91% of the population, according to data from IBGE (2010), which strengthens the importance and studies on this subject. So the object of this study is primarily the reference librarian. The data were collected by means of literature review, by consulting the curriculum of librarianship courses in the State of Minas Gerais, semi structured interviews with eight reference librarians of the Library System of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), with three students with disabilities (hearing, visual and physical) enrolled in courses at UFMG, and with the Board of Library System. For the study was used the observation technique in the spaces of university libraries where the respondents work. The dialogue between professionals and students with disabilities on the theme investigation has shown, through content analysis, the views on the following defined categories: Presence of users with disabilities, technology and / or accessible service to the disabled, vocational training, librarian performance in inclusive society and management at the university library. It emphasizes the importance of knowledge, continuing education for skills development and living with diversity to the work of information professionals in inclusive society. The dialogue between the Library / Information Science and InclusiveEducation contributes to the design of accessible libraries.
Assunto: Bibliotecários Formação Profissional
Bibliotecas e deficientes físicos
Ciência da Informação
Inclusão social
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8SHQ3
Data do documento: 27-Nov-2015
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