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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Centros de memória acadêmicos: um estudo de multicasos na UFMG
Authors: Clausi Maria do Porto Gomes
First Advisor: Renato Pinto Venancio
First Referee: Bernadete Santos Campello
Second Referee: Rita de Cássia Marques Lima de Castro
Abstract: Os avanços tecnológicos na área da informação têm levado a discussões em relação à memória social e ampliado o interesse em entender a importância dos Centros de Memória - CMs e a preservação da memória social, bem como a individual e a institucional. Observa-se, ainda, a necessidade de mais pesquisas sobre a memória na área da Ciência da Informação que venham a contribuir para que os centros de memória possam cumprir plenamente sua missão. Desta forma, este estudo procurou identificar a estrutura e organização dos Centros de Memória das Unidades Acadêmicas da UFMG e compreender as relações entre tais centros e a Ciência da Informação. Esta avaliação permitirá identificar: a estrutura organizacional, acervos, profissionais, usuários dos CMs da UFMG e identificar as políticas de informação que direcionam tais centros, para entender de que maneira a produção do conhecimento e a circulação de informação nos CMs contribuem para a preservação da memória social e institucional. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, documental, consulta a websites e estudo de multicasos dos CMs Acadêmicos da UFMG. Buscou-se inicialmente a definição dos conceitos de memória, instituições memoria, centro de memória, suas particularidades e sua inter-relação com o documento e a informação. A parte prática foi um estudo abrangendo 11 (onze) CMs da UFMG, utilizando-se as técnicas de entrevista semiestruturada para coleta dos dados, bem como uma abordagem considerando o grau de estruturação dos centros, sendo analisados, nesta abordagem, nove dos onze centros estudados. O resultado demonstra que há necessidade de os centros colocarem mais atenção em aspectos administrativos para que possam desenvolver suas atividades com base em um norte visando alcançar sua missão com mais eficácia. Na comunicação, pode-se trabalhar a categoria de usuários, desenvolver websites e atualizar links para divulgação do trabalho e aprimorar os outros elementos, que estão em estágios mais avançados; quanto ao acervo, tratar tecnicamente as categorias existentes e inventariar o que está em posse de cada centro de memória. Conclui-se que: (i) os Centros de Memória pesquisados apresentam diversidade no tocante a aspectos como origem, composição e trajetória institucional, e, portanto há uma particularização das experiências dos centros; (ii) os Centros de Memória demonstram, independentemente de suas diferentes origens e estruturas, um objetivo implícito de preservar a cultura e a identidade institucional por meio da preservação dos acervos arquivísticos, biblioteconômicos e museológicos, (iii) essa particularização das experiências verificadas nos Centros de Memória da UFMG, que leva a um conjunto deveras diverso em termos de estrutura, robustez e objetivos, bem como a um resultado que os torna praticamente casos específicos, pode ser resultado de uma ausência de política institucional para os referidos Centros de Memória.
Abstract: Technological advances in the area of information have led to discussions regarding the social memory and expanded the interest in understanding the importance of Memory Centers - MCs and the preservation of social memory as well as individual and institutional. It is noted also the need for more research on memory in the area of information science that can contribute to memory centers helping to fully accomplish its mission. Thus, this study sought to identify the structure and organization of the Academic Units of Memory Centers UFMG and understand the relationships between such centers and Information Science. This review will identify: organizational structure, archives, professionals, MCs UFMG users and identify information policies that drive such centers to understand how the production of knowledge and the flow of information in MCs contribute to preserving social and institutional memory. The methodology includes bibliographical research, documents, website consultations and multicase studies of MCs of UFMG Academics. It initially sought to define the concepts of memory, memory institutions, memory center, its peculiarities and its interrelation with the documents and information. The practical part was a study covering eleven (11) MCs of UFMG, using semi-structured interview techniques for data collection, as well as an approach considering the degree of structuring of the centers being analyzed in this approach, where nine of the eleven centers were studied. The result shows that there is need for the centers to put more attention on administrative aspects so that they can develop their activities based on a direction in order to achieve its mission more effectively. In communication, a category of users working together may develop websites and update links to release this work and enhance other elements which are in more advanced stages. Concerning the archives, to technically refine the existing categories and inventory that which each central memory possesses. We conclude that: (i) the surveyed Memory Centers posses a diversity regarding aspects such as; source, composition and institutional trajectory. Therefore there are unique features of the experiences of the centers; (ii) the Memory Centers demonstrate, regardless of their different origins and structures, an implicit goal of preserving culture and corporate identity through the preservation of archives, librarianship and museum collections, (iii) this particularity of the experiences observed in the Memory Centers of the same University, which leads to a rather diverse set in terms of structure, strength and objectives as well as a result which makes them practically individual cases, may have resulted from a lack of institutional policy for said Memory Centers.
Subject: Memória
Ciência da Informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8SHXF
Issue Date: 30-Nov-2015
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