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dc.contributor.advisor1Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lazaro Valentim Donadonpt_BR
dc.contributor.referee1Wagner Nunes Rodriguespt_BR
dc.creatorLeonardo de Paula Silva Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T15:49:58Z-
dc.date.available2019-08-12T15:49:58Z-
dc.date.issued2016-01-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CHVM-
dc.description.abstractIn the aeronautical industry, ground vibration tests are essential for determining the dynamic behavior of structural components. This information assists in the validation and improvement of models used in various stages of design, especially in aero elastic calculations. Among other functions, these models predict the natural frequencies and modal shapes of the structures concerned. The most common methods use an electrodynamics shaker to excite the structure. The use of this type of equipment can cause problems in the quality of the data acquired as wellas damage the test structure. This work presents the development of a methodology for noncontact excitation by means of acoustic waves. Validation tests have been developed with a composite material plate with known vibrational behavior. These tests were finite elementanalysis, modal analysis and acoustic excitation tests. After the validation, the technique was used to test the wing of the CEA 311-Anequim aircraft. The test results were compared with results of finite element models. The technique has shown itself able to excite the modes in the region of interest and provide values for frequency and modal forms consistent with the dynamic model.pt_BR
dc.description.resumoNa indústria aeronáutica, os testes de vibração em solo são essenciais para a determinação precisa do comportamento dinâmico dos componentes estruturais. Estas informações auxiliam na validação e melhoria dos modelos utilizados em diversos estágios de projeto, especialmente nos cálculos aero elásticos. Dentre outras funções, estes modelos predizem as frequências naturais e as formas modais das estruturas em questão. Os métodos mais comuns utilizam um excitador eletrodinâmico para excitar a estrutura. O uso deste tipo de equipamento pode causar problemas na qualidade dos dados adquiridos bem como danificar a estrutura em teste. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de excitação sem contato através de ondas acústicas. Foram desenvolvidos ensaios de validação com uma placa de material compósito com comportamento vibracional conhecido. Estes ensaios englobaram análises emelementos finitos, análises modais tradicionais e ensaios com excitação acústica. Com a validação da técnica, a mesma foi utilizada para ensaiar a asa da aeronave CEA 311 Anequim. Os resultados do ensaio foram comparados com resultados de modelos em elementos finitos. A técnica mostrou-se capaz de excitar os modos na região de interesse e fornecer valores de frequência e formas modais condizentes com os previstos pelo modelo dinâmico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGVTpt_BR
dc.subjectanálise modalpt_BR
dc.subjectexcitação acústicapt_BR
dc.subject.otherAnálise modalpt_BR
dc.subject.otherEngenharia acústicapt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma técnica experimental de análise modal sem contato via excitação acústicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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