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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
Authors: Leandro Augusto Borges Lima
First Advisor: Marcio Simeone Henriques
First Referee: Joana Ziller de Araujo Josephson
Second Referee: Paula Guimarães Simões
Abstract: O trabalho objetiva o estudo de processos colaborativos online, especificamente a prática de crowdfunding ou financiamento coletivo, entendida como um sistema cooperativocomunicativo de produção-consumo capaz de propor uma experiência singular aos que dela participam. A partir de uma topologia do ciberespaço o estudo aponta os lugares e territórios pelos quais transitam os cibereseres, vivenciando experiências como multidão e como públicos, cuja convocação à participação é fundamental ao sucesso desta prática permeada pelos valores conferidos à cibercultura. O financiamento coletivo é marcado por uma forte interação entre a tríade relacional, formada pelo proponente, o colaborador e a plataforma. São nas formas de interação entre estes três vértices que se situa o estudo, calcado numa perspectiva praxiológica, para entender como a prática obtém sucesso num contexto cibercultural em que a disputa pela atenção da multidão e dos públicos é intensa. Dois estudos de caso fazem parte do corpus da pesquisa, os projetos de quadrinhos Gnut e Shogum dos Mortos, ambos locados na plataforma brasileira Catarse. Através de uma cibertopologia do ciberespaço, a análise dos projetos revela que a prática busca estabelecer seu lugar a partir da proposição de uma experiência singular de consumo na web passível de ser percebida também em outros processos colaborativos online.
Abstract: The paper aims to comprehend online collaborative processes, specifically the practice of crowdfunding as a cooperative - communicative system of production and consumption that can offer a unique experience to those who participate in it. From a topology of cyberspace the study points out the places and territories through which pass the cyberbeings, living experiences as a crowd and as public, whose call for participation is critical to the success of this practice permeated by the values assigned to the cyberculture. Crowdfunding is marked by a strong interaction between the relational triad formed by the collaborator, the proponent and the platform. It is on the forms of interaction between these three vertices that lies thisstudy, based on a praxeological perspective, in order to understand how the practice succeeds within a cybercultural context in which the dispute for the attention of the crowd and the public is intense. Two case studies are part of the corpus of this research: the comics projects Gnut and Shogum dos Mortos", both available in the Brazilian crowdfunding platform Catarse. Through a cyber-topology of cyberspace, the project analysis reveals that the practice seeks to establish its place through the proposition of a unique consumer experience on the web that can also be perceived in other online collaborative processes.
Subject: Cibercultura
Experiência
Comunicação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CM2J
Issue Date: 18-Mar-2014
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