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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FEQ7
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Arte e loucura, possíveis encontros: ensino de Artes Visuais dentro do CAPS-I Centro de Atenção Psicossocial Sá Biquinha Oliveira-MG |
Autor(es): | Thamires Cristina da Silveira |
Primeiro Orientador: | Antonia Dolores Belico Soares |
Primeiro membro da banca : | Geraldo Freire Loyola |
Segundo membro da banca: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Resumo: | Esta pesquisa se refere a um levantamento bibliográfico acerca da trajetória do Ensino de Artes Visuais no Brasil, quanto ao seu percurso histórico, e o relato de uma intervenção de Ensino de Artes Visuais no contexto de uma oficina de bordado alocada no CAPS-I Centro de Atenção Psicossocial Sá Biquinha no município de Oliveira Minas Gerias. A Arte Educação no Brasil passou por diversas transformações e foi fortemente influenciada pelos modelos norte americanos. Levando-se em consideração também, questões de ordem política e movimentos artísticos referentes a cada época. Atualmente, o Ensino de Artes Visuais vem ganhando maior espaço de consolidação e empoderamento quanto a um conteúdo essencial no currículo formal. E, por conseguinte tem sido validada no cotidiano das práticas de ensino como uma área do conhecimento que transpõe o espaço das salas de aula, atingindo novos públicos. Sob essa ótica da busca de novos campos de Ensino de Artes Visuais, é que se pode propor uma intervenção dentro de um dispositivo de saúde metal. A partir do movimento da Reforma Psiquiátrica, houve um avanço no sentido de garantia de direitos e de reconhecimento de cidadania aos chamados loucos. Nesse contexto, o Ensino de Artes Visuais trilha um caminho de invenção de metodologias para ensinar a Arte fora do ensino formal, culminando em uma nova abordagem e aplicabilidade para a função social a que se propõe. Desta forma, concluiu-se que os campos de atuação do Arte Educador são cada vez mais extensos e requerendo do profissional um exercício de constante de estudo, de planejamento e de conhecimento. Por derradeiro, o Ensino de Artes Visuais se mostra uma ferramenta útil e possível de acolher a qualquer público inclusive a dita loucura. |
Assunto: | Arte e doença mental Arte e sociedade Arte Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FEQ7 |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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