Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGFU
Type: Monografias de Especialização
Title: O ensino de Artes Visuais na educação infantil: o desenho e seu papel no desenvolvimento da criança
Authors: Bruna de Paiva Ramos
First Advisor: Soraia Nunes Nogueira
First Referee: Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: A pesquisa apresentada, qualitativa, investiga como é o Ensino nas Artes Visuais na educação infantil das series iniciais crianças de 2 a 6 anos compreendendo as experiências adquiridas pelos alunos no ensino de desenho. Há uma necessidade em entender a função do ensino do desenho, pois, muitas em suas representações, a criança cria sua própria forma de representação. Essa pesquisa cita os alguns teóricos que contribuem e discutem sobre esse tema. Destaca a importância do Ensino do desenho infantil no desenvolvimento do aprendizado da criança, como conhecimento, expressão, representação, comunicação. A pesquisa mostra que o ensino desenho tem uma capacidade de evoluir o pensar/agir do aluno. A presente pesquisa revela sobre os métodos e metodologias aplicadas pelos professores no Ensino de Artes Visuais na educação infantil, sobre suas práticas pedagógicas, as possibilidades de táticas e técnicas utilizadas nesse ensino e também objetivos desse ensino no desenvolvimento da criança, onde se compreende a pratica do desenho, seus avanços e evoluções, melhorando a expressão e a produção da criança.
Subject: Educação de crianças
Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGFU
Issue Date: 12-Dec-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunapaiva_formigamg_monografia.pdf204.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.