Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGFU
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O ensino de Artes Visuais na educação infantil: o desenho e seu papel no desenvolvimento da criança |
Authors: | Bruna de Paiva Ramos |
First Advisor: | Soraia Nunes Nogueira |
First Referee: | Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | A pesquisa apresentada, qualitativa, investiga como é o Ensino nas Artes Visuais na educação infantil das series iniciais crianças de 2 a 6 anos compreendendo as experiências adquiridas pelos alunos no ensino de desenho. Há uma necessidade em entender a função do ensino do desenho, pois, muitas em suas representações, a criança cria sua própria forma de representação. Essa pesquisa cita os alguns teóricos que contribuem e discutem sobre esse tema. Destaca a importância do Ensino do desenho infantil no desenvolvimento do aprendizado da criança, como conhecimento, expressão, representação, comunicação. A pesquisa mostra que o ensino desenho tem uma capacidade de evoluir o pensar/agir do aluno. A presente pesquisa revela sobre os métodos e metodologias aplicadas pelos professores no Ensino de Artes Visuais na educação infantil, sobre suas práticas pedagógicas, as possibilidades de táticas e técnicas utilizadas nesse ensino e também objetivos desse ensino no desenvolvimento da criança, onde se compreende a pratica do desenho, seus avanços e evoluções, melhorando a expressão e a produção da criança. |
Subject: | Educação de crianças Arte Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGFU |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
brunapaiva_formigamg_monografia.pdf | 204.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.