Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGVZ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Artes Visuais: como inserir e desenvolver conteúdos relevantes ao processo de ensino/aprendizagem aos alunos com deficiência visual
Autor(es): Joice Aparecida da Silva Corrêa
Primeiro Orientador: Kleumanery de Melo Barboza
Primeiro membro da banca : Conceicao Linda de Franca
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumo: A presente pesquisa visa identificar como os professores trabalham a disciplina Artes Visuais com os portadores de deficiência visual? Já que, eles, os portadores de qualquer deficiência já estão inclusos no ensino regular, como então, professores e toda a comunidade escolar podem superar os desafios que acercam o professor arte/educador. Como objetivo, procurei identificar primeiramente a inclusão de alunos portadores de deficiência visual na escola pública, E. E. Prof. Eduardo Daniel Ferreira Dias, a qual se localiza no município onde moro, Campos Gerais MG. Para a elaboração da pesquisa, enfoquei bastante na tese de doutorado de (LEILA GROSS, 2015), que abordou especificamente o ensino de Arte aos deficientes visuais, sua inserção e materiais aptos para o uso adequado dos alunos. A pesquisa se estabeleceu em um questionário simples, com perguntas diretas para que não fosse exposto diretamente o trabalho da professora e nem os alunos, que nem foram mencionados na pesquisa. A análise do questionário, não foi surpreendentemente fora de da realidade em que vivemos em que alunos têm o direito à inclusão, porém não lhe dão condições de inclusão e acessibilidade, de forma que possam trabalhar e entender os conteúdos propostos iguais a todos, mesmo que de forma diferenciada, mas compreendendo e se socializando com o meio m que o cerca. Assim a arte se encontra em todo o processo da vida escolar, e em nosso dia a dia, e todos devem ter acesso a esta forma de expressão, de como todos vêem o mundo a seu redor. Assim qualquer indivíduo deve ter acesso ao universo artístico, mesmo que estes necessitem de maneiras especiais para apreciá-los.
Assunto: Deficientes visuais
Inclusão em educação
Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGVZ
Data do documento: 12-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joice_aparecida_da_silva_correa___arquivo_final__1_.pdf604.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.