Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGVZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kleumanery de Melo Barbozapt_BR
dc.contributor.referee1Conceicao Linda de Francapt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorJoice Aparecida da Silva Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T22:14:32Z-
dc.date.available2019-08-13T22:14:32Z-
dc.date.issued2015-12-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGVZ-
dc.description.resumoA presente pesquisa visa identificar como os professores trabalham a disciplina Artes Visuais com os portadores de deficiência visual? Já que, eles, os portadores de qualquer deficiência já estão inclusos no ensino regular, como então, professores e toda a comunidade escolar podem superar os desafios que acercam o professor arte/educador. Como objetivo, procurei identificar primeiramente a inclusão de alunos portadores de deficiência visual na escola pública, E. E. Prof. Eduardo Daniel Ferreira Dias, a qual se localiza no município onde moro, Campos Gerais MG. Para a elaboração da pesquisa, enfoquei bastante na tese de doutorado de (LEILA GROSS, 2015), que abordou especificamente o ensino de Arte aos deficientes visuais, sua inserção e materiais aptos para o uso adequado dos alunos. A pesquisa se estabeleceu em um questionário simples, com perguntas diretas para que não fosse exposto diretamente o trabalho da professora e nem os alunos, que nem foram mencionados na pesquisa. A análise do questionário, não foi surpreendentemente fora de da realidade em que vivemos em que alunos têm o direito à inclusão, porém não lhe dão condições de inclusão e acessibilidade, de forma que possam trabalhar e entender os conteúdos propostos iguais a todos, mesmo que de forma diferenciada, mas compreendendo e se socializando com o meio m que o cerca. Assim a arte se encontra em todo o processo da vida escolar, e em nosso dia a dia, e todos devem ter acesso a esta forma de expressão, de como todos vêem o mundo a seu redor. Assim qualquer indivíduo deve ter acesso ao universo artístico, mesmo que estes necessitem de maneiras especiais para apreciá-los.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subject.otherDeficientes visuaispt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleArtes Visuais: como inserir e desenvolver conteúdos relevantes ao processo de ensino/aprendizagem aos alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joice_aparecida_da_silva_correa___arquivo_final__1_.pdf604.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.