Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eliette Aparecida Aleixo | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Willi de Barros Goncalves | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Evandro Jose Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.creator | Luciana Aparecida de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T02:38:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T02:38:08Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos teóricos sobre a prática do ensino da Arte, na tentativa de investigar as possibilidades deste ensino para crianças com necessidades especiais, inseridas no ensino regular. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionário para duas professoras da rede Estadual de ensino que possuem em sua turma alunos com necessidades especiais, o que possibilitou verificar sobre a importância do ensino da Arte na educação formal, atendendo a todas as crianças, consideradas de inclusão ou não. Considera-se importante a presença de um profissional capacitado, no caso o professor, que entenda as dificuldades ou facilidades dos alunos e respeite suas limitações. Contata-se que a educação especial passou por profundas transformações impulsionadas pelos movimentos sociais, que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporando aos poucos ao sistema educacional regular a integração dos alunos com alguma necessidade especial. Ao final deste estudo foram apresentadas algumas considerações, apontando que existe a possibilidade do ensino da Arte ser ensinado e aprendido por todos os alunos, inclusive os considerados de inclusão. Consideraram-se importantes novas discussões sobre o assunto, para que o ensino da Arte possa contribuir de modo significativo neste contexto da educação especial. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Arte Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Ensino de arte e a educação especial | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf | 393.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.