Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KG93
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Proposta para o ensino de arte em conformidade com a lei 10.639/03
Autor(es): Ives da Silva Duque Pereira
Primeiro Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha
Primeiro membro da banca : Juliana Silveira Mafra
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumo: O ensino de artes no Brasil passou por longos processos e embates até que na década de 1980 surge pelas mãos da professora Ana Mae Barbosa, a metodologia triangular que veio a nortear o ensino de artes no país. Ao mesmo tempo, discussões a cerca da discriminação racial começaram a sair do reduto acadêmico para a sociedade e política. Como fruto de crescentes discussões surge a Lei 10.639/03, que inclui no currículo base do Ensino a temática História e Cultura Afro-brasileira. Diante deste contexto, surge a necessidade de se trabalhar o ensino de artes em diferentes frentes incluindo a proposta pela supracitada lei. Este trabalho pretende propor, com base na triangulação, umaoficina que promova o ensino de arte através da obra do artista Jean Baptiste Debret, em consonância com a Lei, ao selecionar as obras em que existam a representação do negro oitocentista. A partir da leitura e contextualização do artista e obras, presta-se a uma releitura de seu trabalho por meio de colagem. Esta releitura contextualizara a obra de Debret dentro das vivências, da temática afro-brasileira, trazendo o olhar do educando permeado pelo contexto do século XXI.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KG93
Data do documento: 12-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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