Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KG93
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Proposta para o ensino de arte em conformidade com a lei 10.639/03 |
Authors: | Ives da Silva Duque Pereira |
First Advisor: | Melissa Etelvina Oliveira Rocha |
First Referee: | Juliana Silveira Mafra |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | O ensino de artes no Brasil passou por longos processos e embates até que na década de 1980 surge pelas mãos da professora Ana Mae Barbosa, a metodologia triangular que veio a nortear o ensino de artes no país. Ao mesmo tempo, discussões a cerca da discriminação racial começaram a sair do reduto acadêmico para a sociedade e política. Como fruto de crescentes discussões surge a Lei 10.639/03, que inclui no currículo base do Ensino a temática História e Cultura Afro-brasileira. Diante deste contexto, surge a necessidade de se trabalhar o ensino de artes em diferentes frentes incluindo a proposta pela supracitada lei. Este trabalho pretende propor, com base na triangulação, umaoficina que promova o ensino de arte através da obra do artista Jean Baptiste Debret, em consonância com a Lei, ao selecionar as obras em que existam a representação do negro oitocentista. A partir da leitura e contextualização do artista e obras, presta-se a uma releitura de seu trabalho por meio de colagem. Esta releitura contextualizara a obra de Debret dentro das vivências, da temática afro-brasileira, trazendo o olhar do educando permeado pelo contexto do século XXI. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KG93 |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ceeav_tcc_2015_ives_da_silva_duque_pereira.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.