Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGEL
Type: Monografias de Especialização
Title: Stop Motion: uma experiência cinematógrafica audiovisual para o ensino de Artes visuais em escolas do ensino fundamental da rede pública
Authors: Irineu Lopes Pinheiro
First Advisor: Fabiana De Lucca Munaier
First Co-advisor: Leticia Weiduschadt
First Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: A presente pesquisa analisa e investiga como é recebida a linguagem audiovisual em escolas de ensino público na atualidade. Estimulando os participantes (professores, alunos e comunidade escolar) quanto ao processo cinematográfico dentro e fora da escola, promovendo o potencial criativo e de conhecimento que os estudantes, há muito tempo, vêm adquirindo com o uso constante das tecnologias, através de computadores, celulares, tablets entre outros. O objetivo da pesquisa é compreender como utilizar e inserir essas novas fontes tecnológicas audiovisuais, que para muitos até atrapalham no ambiente escolar, em benefício do ensino-aprendizagem da produção cinematográfica. No trabalho são abordadas também as origens do cinema e da animação Stop Motion, destacando alguns nomes de filmes e animadores que fizeram e fazem parte do cenário do cinema nacional e mundial. A metodologia apresenta um trabalho prático de Oficina de Animação Stop Motion na Escola, com confecção de brinquedos óticos e produções de curtas-metragens, com alunos das escolas municipais de Contagem MG. O trabalho monográfico foi fundamentado principalmente na proposta do CBC de Minas Gerais e o PCN.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGEL
Issue Date: 12-Dec-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_irineu_l._p._de_almeida.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.