Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LEW7
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A/R/Tografia: uma metodologia de pesquisa educacional baseada em arte na busca pela formação do artista-pesquisador-professor
Autor(es): Daniele de Sá Alves
Primeiro Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha
Primeiro membro da banca : Juliana Silveira Mafra
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumo: Para pensar o processo de formação de um professor de arte,é preciso considerar, inevitavelmente, as abordagens particulares e subjetivas dos arte educadores sobre o que vem a ser arte, somado ao que vem a ser educação, e, nesse sentido, como cada indivíduo se coloca diante de tais percursos e de suas interseções. Para além de analisar currículos ou grades disciplinares, o artigo propõe, emconfluência com a Metodologia de Pesquisa Educacional Baseada em Arte a A/R/Tografia, uma reflexão sobre o cruzamento entre a vida, o fazer artístico, a pesquisa e a prática docente em artes.
Abstract: To think about the teacher formation process, you need toconsider, inevitably, private and subjective approaches of arteducatorsand what would be art, added to what would be education, and in this direction, as each individual stands before these routes and their intersections. In addition to analyzing curricula or disciplinary grids, the paper proposes, in confluence with the Arts-based educational research - A / R / graphy, a reflection on the intersection between life, art making,research and teaching practice in the arts.
Assunto: Arte e educação
Professores Formação
Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LEW7
Data do documento: 12-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_daniele_de_s__alves.pdf562.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.