Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LG9V
Type: Monografias de Especialização
Title: Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador
Authors: Juliano César da Fonseca Nascimento
First Advisor: Juliana Gouthier Macedo
First Referee: Claudia Regina dos Anjos
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: Estamonografia apresenta um breve histórico sobre o processo de formação continuada em Arte, partindo da ótica de um professor alfabetizador. No entanto, nesse relato é discorrido de forma sintética sobre os caminhos percorridos na busca de conhecimento para me tornar um professor alfabetizador até chegar ao Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, aponta caminhos e reflexões significativos sobre o processo de ensino/aprendizagem em minha formação. E ao revisitar o passado faço um resgate de alguns fatos pontuais que me fizeram compreender e entender a origem da afinidade com o campo das Artes e a busca persistente pelo sonho de ser um professor de Artes. Contudo, entender e valorizar o processo de formação continuada, e a importância de materializar e registrar suas experiências e nunca esmorecer na busca de algo que acredita. Por fim, fazer reflexões acerca da minha trajetória acadêmica, materializada por meio dessa narrativa autobiográfica entendida como instrumento de auto formação importante na construção indenitária de professor pelo viés da centralidade do sujeito.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LG9V
Issue Date: 19-Dec-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia___vers_o_final__apresentada040116.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.