Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LH62
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensino de Artes Visuais no campo como garantia de acesso a diversidade e à cultura indígena
Autor(es): Mayan Maharishi de Faria Ladeira Amâncio
Primeiro Orientador: Fabiana De Lucca Munaier
Primeiro membro da banca : Leticia Weiduschadt
Resumo: Considerando-se o campo das artes como ambiente que possibilita a apropriação de diferentes objetos, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: A temática indígena está inserida de que maneira no ensino de Artes Visuais na Educação do Campo? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que apesar da cultura indígena no ensino ser amparada legalmente, ainda são frequentemente detectados na prática escolar costumes que desprezam a divulgação da diversidade. O estudo tem por objetivo analisar o ensino de arte na Educação do Campo; mostrar a abordagem da temática indígena nesse contexto; relatar os desafios encontrados e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário e observações informais. Em síntese, conclui-se que na realidade analisada ainda faltam investimentos para que a temática indígena possa de fato ser inserida como conteúdo no ensino de Artes Visuais.
Assunto: Arte Estudo e ensino
Arte indígena
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LH62
Data do documento: 12-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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