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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LH62
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Ensino de Artes Visuais no campo como garantia de acesso a diversidade e à cultura indígena |
Autor(es): | Mayan Maharishi de Faria Ladeira Amâncio |
Primeiro Orientador: | Fabiana De Lucca Munaier |
Primeiro membro da banca : | Leticia Weiduschadt |
Resumo: | Considerando-se o campo das artes como ambiente que possibilita a apropriação de diferentes objetos, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: A temática indígena está inserida de que maneira no ensino de Artes Visuais na Educação do Campo? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que apesar da cultura indígena no ensino ser amparada legalmente, ainda são frequentemente detectados na prática escolar costumes que desprezam a divulgação da diversidade. O estudo tem por objetivo analisar o ensino de arte na Educação do Campo; mostrar a abordagem da temática indígena nesse contexto; relatar os desafios encontrados e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário e observações informais. Em síntese, conclui-se que na realidade analisada ainda faltam investimentos para que a temática indígena possa de fato ser inserida como conteúdo no ensino de Artes Visuais. |
Assunto: | Arte Estudo e ensino Arte indígena |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LH62 |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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