Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJF9
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soraia Nunes Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee1Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelospt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorEdna da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T15:14:27Z-
dc.date.available2019-08-14T15:14:27Z-
dc.date.issued2015-12-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJF9-
dc.description.resumoEste trabalho de início aborda a trajetória do Ensino de Arte no Brasil, desde a época dos jesuítas até chegar a Proposta da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, proposta esta que permeia todos os caminhos metodológicos que se possa criar para ensinar arte. Um dos objetivos é mostrar o papel da arte na educação e do educador como propositor de ações que visam estimular a criatividade e imaginação da criança. Usando como metodologia a Proposta da Abordagem Triangular, foi possível verificar que a relação da criança com a Artese dá de forma natural cabendo ao educador apresentar os elementos visuais, facilitando assim o reconhecimento e se interação com as imagens existentes no meio em que está inserida. A importância da exploração sensorial e a consciência tátil nas crianças de 0 a 2 anos serviram de base criar o projeto que explora as texturas, atividade desenvolvida no Centro de Educação Infantil "Nelson Alvarenga", na cidade de Formiga, Minas Gerais. Em síntese foi verificado a possibilidade de se trabalhar artes no Berçário, com crianças de 0 a 2 anos, foram utilizados materiais do cotidiano para facilitar o reconhecimento e fruição da proposta.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttexturaspt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectProposta da Abordagem Triangularpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino de artes visuais no berçário: descobrindo texturaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ednasilva_monografia_corrigida__formiga1.pdf937.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.