Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJF9
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O ensino de artes visuais no berçário: descobrindo texturas
Autor(es): Edna da Silva
Primeiro Orientador: Soraia Nunes Nogueira
Primeiro membro da banca : Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumo: Este trabalho de início aborda a trajetória do Ensino de Arte no Brasil, desde a época dos jesuítas até chegar a Proposta da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, proposta esta que permeia todos os caminhos metodológicos que se possa criar para ensinar arte. Um dos objetivos é mostrar o papel da arte na educação e do educador como propositor de ações que visam estimular a criatividade e imaginação da criança. Usando como metodologia a Proposta da Abordagem Triangular, foi possível verificar que a relação da criança com a Artese dá de forma natural cabendo ao educador apresentar os elementos visuais, facilitando assim o reconhecimento e se interação com as imagens existentes no meio em que está inserida. A importância da exploração sensorial e a consciência tátil nas crianças de 0 a 2 anos serviram de base criar o projeto que explora as texturas, atividade desenvolvida no Centro de Educação Infantil "Nelson Alvarenga", na cidade de Formiga, Minas Gerais. Em síntese foi verificado a possibilidade de se trabalhar artes no Berçário, com crianças de 0 a 2 anos, foram utilizados materiais do cotidiano para facilitar o reconhecimento e fruição da proposta.
Assunto: Educação de crianças
Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJF9
Data do documento: 12-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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