Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJF9
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O ensino de artes visuais no berçário: descobrindo texturas |
Authors: | Edna da Silva |
First Advisor: | Soraia Nunes Nogueira |
First Referee: | Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | Este trabalho de início aborda a trajetória do Ensino de Arte no Brasil, desde a época dos jesuítas até chegar a Proposta da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, proposta esta que permeia todos os caminhos metodológicos que se possa criar para ensinar arte. Um dos objetivos é mostrar o papel da arte na educação e do educador como propositor de ações que visam estimular a criatividade e imaginação da criança. Usando como metodologia a Proposta da Abordagem Triangular, foi possível verificar que a relação da criança com a Artese dá de forma natural cabendo ao educador apresentar os elementos visuais, facilitando assim o reconhecimento e se interação com as imagens existentes no meio em que está inserida. A importância da exploração sensorial e a consciência tátil nas crianças de 0 a 2 anos serviram de base criar o projeto que explora as texturas, atividade desenvolvida no Centro de Educação Infantil "Nelson Alvarenga", na cidade de Formiga, Minas Gerais. Em síntese foi verificado a possibilidade de se trabalhar artes no Berçário, com crianças de 0 a 2 anos, foram utilizados materiais do cotidiano para facilitar o reconhecimento e fruição da proposta. |
Subject: | Educação de crianças Arte Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJF9 |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ednasilva_monografia_corrigida__formiga1.pdf | 937.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.