Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9MEBR
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Ensino de Artes Visuais: construindo imagens sobre o patrimônio cultural |
Autor(es): | Claudia Carvalho Gaspar Cimino |
primer Tutor: | Melissa Etelvina Oliveira Rocha |
primer miembro del tribunal : | Juliana Silveira Mafra |
Segundo miembro del tribunal: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Resumen: | Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão acerca do ensino de artes visuais e o patrimônio cultural, buscando demonstrar que a associação de conteúdos destas áreas tende a gerar um reconhecimento por parte dos alunos e a valorização do trabalho desenvolvido em arte. Ao conhecer, respeitar e valorizar as diversas representações de patrimônio, tanto naturais, quanto materiais e imateriais, especialmente os mais próximos de sua realidade pessoal, o aluno aprimora o espírito de pertencimento, de cuidado e preservação, além da valorização pessoal e da cultura local e/ou universal. Com o intuito de desenvolver uma pesquisa evidenciando a prática docente, buscou-se a conceituação teórico-metodológica em artes visuais, a aplicação da linguagem fotográfica como base para a criação artística na prática escolar e a análise contextualizada das imagens durante todo o processo. |
Abstract: | This work aims to develop a reflection on the visual arts and cultural patrimony education, seeking to demonstrate that the content aggregation of these areas tends to generate a recognition by the students and the appreciation of the work of art. To know, respect and value the diverse patrimony of representations, both natural, and material and immaterial, especially those closest to their personal reality, the student enhances the spirit of belonging, care and preservation, as well as personal development and local culture and / or universal. In order to develop a survey showing the teaching practice, sought to theoretical and methodological concepts in visual arts, the application of the photographic language as the basis for artistic creation in school practice and contextualized analysis of the images throughout the process. |
Asunto: | Patrimônio cultural Proteção Fotografia Arte Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9MEBR |
Fecha del documento: | 12-dic-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia2015_claudiacgcimino.pdf | 3.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.