Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9MEBR
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melissa Etelvina Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Silveira Mafrapt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorClaudia Carvalho Gaspar Ciminopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T16:08:18Z-
dc.date.available2019-08-12T16:08:18Z-
dc.date.issued2015-12-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9MEBR-
dc.description.abstractThis work aims to develop a reflection on the visual arts and cultural patrimony education, seeking to demonstrate that the content aggregation of these areas tends to generate a recognition by the students and the appreciation of the work of art. To know, respect and value the diverse patrimony of representations, both natural, and material and immaterial, especially those closest to their personal reality, the student enhances the spirit of belonging, care and preservation, as well as personal development and local culture and / or universal. In order to develop a survey showing the teaching practice, sought to theoretical and methodological concepts in visual arts, the application of the photographic language as the basis for artistic creation in school practice and contextualized analysis of the images throughout the process.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende desenvolver uma reflexão acerca do ensino de artes visuais e o patrimônio cultural, buscando demonstrar que a associação de conteúdos destas áreas tende a gerar um reconhecimento por parte dos alunos e a valorização do trabalho desenvolvido em arte. Ao conhecer, respeitar e valorizar as diversas representações de patrimônio, tanto naturais, quanto materiais e imateriais, especialmente os mais próximos de sua realidade pessoal, o aluno aprimora o espírito de pertencimento, de cuidado e preservação, além da valorização pessoal e da cultura local e/ou universal. Com o intuito de desenvolver uma pesquisa evidenciando a prática docente, buscou-se a conceituação teórico-metodológica em artes visuais, a aplicação da linguagem fotográfica como base para a criação artística na prática escolar e a análise contextualizada das imagens durante todo o processo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subject.otherPatrimônio cultural Proteçãopt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsino de Artes Visuais: construindo imagens sobre o patrimônio culturalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia2015_claudiacgcimino.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.